segunda-feira, 11 de março de 2013

Moradores do Vale querem investimentos em estradas, campus da UFVJM e taxa de energia mais baixa

Assembléia Legislativa faz encontro regional em Capelinha para prestar contas

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais está organizando uma série de encontros regionais para prestar contas de suas ações e ouvir reivindicações da população.
Nesta segunda-feira, a reunião para ouvir a população do Vale está marcada em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, na Câmara Municipal, no centro da cidade, a partir das 15 horas.

Várias reivindicações serão apresentadas ao presidente da ALMG, deputado Diniz Pinheiro, e vários deputados que devem estar presentes.  

Um documento com assinaturas de diversas lideranças do Vale do Jequitinhonha deve ser entregue aos deputados.

Leia parte do texto:

"O Vale do Jequitinhonha, em toda sua história, tem sido relegado em investimentos em projetos estruturantes dos Governos Estadual e Federal, embora haja um movimento de relevância em ações governamentais  dos dois entes federativos nos últimos 10 anos.

Sendo assim, nós os signatários abaixo-assinados, apresentamos uma lista de bandeiras de lutas da região, que devem ser priorizadas no planejamento do Governo de Minas e da Assembléia Legislativa:

1)      A Bancada de Deputados Federais e Senadores deve inscrever na lista de prioridades de investimentos apresentadas anualmente ao Governo Federal a pavimentação da BR-367 ( trechos Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e Almenara-Jacinto-Salto da Divisa), em um total de 120 km; e a instalação de campus da UFVJM em Capelinha, Araçuaí e Almenara. O Governo estadual deve ser parceiro na instalação dos campi universitários com a oferta de infra-estrutura de água, esgoto (COPASA), energia (CEMIG) e rodagem pavimentada (DER), sem ônus para as prefeituras municipais. 

2)      A CEMIG construiu e administra a Usina Hidrelétrica de Irapé, no rio Jequitinhonha, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol. O rio sofreu transformações sócio-ambientais, criando impactos em municípios em toda a região. Somente os 7 municípios no entorno da Barragem têm sido beneficiados, sendo o rio um patrimônio regional e estadual.  Propomos que todos os 80 municípios da Bacia do Rio Jequitinhonha tenham a redução das taxas de energia elétrica em 44%, sendo 22% proposto pela redução da tarifa do Governo Federal e 22% como retorno da concessionária ao povo do Vale do Jequitinhonha;

3)      O Programa Caminhos de Minas pouco avançou no Vale do Jequitinhonha e imediações. Somente o trecho de Malacacheta a Água Boa, com 58 km, teve as obras  autorizadas, trazendo  benefícios para o Alto Jequitinhonha. No entanto, há diversos trechos ainda à espera de uma ação concreta do Governo de Minas. Reivindicamos o asfaltamento destes trechos que chamamos de “Caminhos do Vale”: Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves; Capelinha-Novo Cruzeiro; Angelândia - Malacacheta; Chapada do Norte-Leme do Prado; Araçuaí-Caraí-Novo Cruzeiro; Virgem da Lapa-Lelivéldia (Berilo)-Ijicatu (José Gonçalves de Minas); Almenara-Pedra Azul; Minas Novas-Jenipapo de Minas;  e outros.

4)      A estruturação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, principalmente após a aprovação da NOB/2012 vai demandar dos municípios do Vale do Jequitinhonha um esforço e demanda de recursos para estruturação dos serviços e construção de equipamentos físicos inexistentes. Neste sentido, reivindicamos recursos específicos de maior monta para a construção de CRAS, CREAS e outras estruturas físicas, além da aquisição de veículos e móveis.

5)      A política de combate ao crack, álcool e outras drogas exige um esforço conjugado de todos os poderes dos três entes federativos. Porém, necessita da organização de uma rede de atenção psicossocial em cada município articulada nas microrregiões e região, envolvendo as instâncias das áreas de saúde, educação e assistência social. Sendo assim, reivindicamos a instalação, equipamento  e construção de CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial e CAPS AD, especializado no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psico-ativas para os municípios do Vale do Jequitinhonha;   

Um comentário:

DÊGA FERNANDES disse...

Quero parabenizar os organizadores , da carta enviada á Assembleia Legislativa de Minas Gerais , sobre reivindicações para o nosso Vale do Jequitinhonha.Estão todos de parabéns ;
Mas também faço uma critica , sobre a solicitação de asfaltamento ,ligando cidades faltantes.
Citaram várias cidades da região , e se esqueceram de citar o asfaltamento da cidade de Angelândia á Malacacheta , com apenas 38 km ; nós somos cidade e não "OUTROS", ou será que quem fez a carta não conhece o Vale Jequitinhonha? espero a publicação desse comentário , para que outras pessoas saibam da nossa reivindicação , que já dura 34 anos .
Grande abraço do amigo e colaborador , Dêga Fernandes , Angelândia MG.

Postar um comentário