segunda-feira, 11 de março de 2013

Almenara quer cursos de engenharia em campus da UFVJM


Audiência pública aconteceu na sexta-feira, dia 8 de março

Fonte: Diário do Jequi


Diário do JequiAudiência pública para escolha dos cursos da UFVJM
Vale do Jequitinhonha continua na luta pela instalação em cidades da região de campus universitário.
Na última sexta feira, 08/03, a prefeitura municipal de Almenara  - MG e a Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri ,  em parceria com a Câmara Municipal realizaram a primeira audiência pública para decidir quais os cursos superiores serão implantados no município.
O plenário ficou lotado para a audiência e foi decidido democraticamente que o campus de Almenara iniciará suas atividades com cinco cursos da área de engenharia a serem definidos em outra audiência pública marcada para o próximo mês.

Durante o evento, o reitor da UFVJM , Pedro Ângelo, fez considerações importantes  sobre o processo de implantação do campus universitário. Ele deixou bem claro que a partir de agora implantação dos Campus aprovados pelo Consu, não depende apenas da vontade do corpo docente da UFVJM, e que de então a força política irá pesar para que o MEC libere os recursos necessários para a efetiva instalação dos Campus Universitários , e que o valor atual para a instalação física de cada campus fica  em torno de 80 milhões de reais. Descartou ainda a possibilidade de iniciar o campus  com o curso de Medicina, alegando que o MEC não tem aprovado esse curso em campus em formação.

Relembre o caso da UFVJM
É importante lembrar que esse grande feito só foi possível depois de muitas lutas travadas pelos movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha, fortalecidas pelas redes sociais, que pressionaram o Conselho Universitários da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri , mais conhecido como “CONSU”, a repararem a grotesca decisão tomada -  notoriamente carregada de força política por parte de alguns deputados petistas, que resultou na criação de dois campus universitários fora das duas regiões Jequitinhonha e Mucuri. Isso aconteceu para beneficiar a princípio os municípios de Janaúba e Unaí,  ambos da região Norte do Estado.

Diferentemente das outras ocasiões, a população desta vez ao tomar conhecimento dessa vergonhosa decisão do CONSU, manifestou sua insatisfação.  Incialmente a decisão foi divulgada pela Cáritas Diocesana de Almenara, uma das entidades que possui uma cadeira no conselho universitário da UFVJM, que  publicou uma carta a população do Jequitinhonha manifestando sua indignação e repudiando a infeliz decisão do conselho. Isso foi o motivo para nascer uma nova postura social nos moradores do Vale do Jequitinhonha, a indignação. Houve manifestações nas três micro regiões do Vale do Jequitinhonha, no Alto, no Médio  e também  Baixo.

Além da Cáritas de Almenara , é preciso destacar o empenho da Associação Comercial de Almenara  - ACOMAL , que mobilizou a sociedade civil organizada e criou o Movimento Popular pela Campus Almenara da UFVJM, chegando a recolher mais de 5 mil assinaturas que reivindicava como próprio nome diz, um campus na segunda maior cidade do Vale.

Não demorou muito e o movimento popular obteve resultado esperado.  Após alguns meses o CONSU, aprovou em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI,  a intenção de ampliar novos campus em três cidades do Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Almenara, Araçuai e Capelinha, ambas no Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha, respectivamente.

Desde a confirmação das cidades que sediarão os novos Campi Universitários, os municípios contemplados iniciaram as articulações para escolha dos terrenos e dos cursos a sem implantados.

O Portal de notícias Diário do Jequi espera que todos os prefeitos e prefeitas  do Vale do Jequitinhonha, vereadores e vereadoras possam compreender a importância da instalação desses centros universitários para nossa região e assim iniciar desde já uma grande  mobilização junto aos  seus deputados e deputadas afim de pressionar o governo Federal a aprovar os recursos necessário a instalação desses campus o mais rápido possível. 
Após a instalação efetiva dos novos campis, possamos lutar a favor de outros cursos e quem sabe para que o os campis de Diamantina , Capelinha , Araçuai e Almenara possam ser chamados de  UFVJ – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha. E que, por outro lado, os campis localizados no vale do Mucuri  possam ser chamados de UFVM – Universidade Federal do Vale do Mucuri. 

Justiça seja feita, e como costuma dizer o ex presidente Lula: “ A Luta continua, companheiros!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário