domingo, 24 de março de 2013

Conferência Nacional debateu desenvolvimento e combate às desigualdades regionais


Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional propôs uma política de desenvolvimento mais igual priorizando regiões como o Vale do Jequitinhonha, em Minas; Vale do Ribeira, em São Paulo; sertão nordestino e outras regiões pouco desenvolvidas econômica e socialmente



Brasília, 22/03/2013 - A Semana do Desenvolvimento Regional chegou ao fim nesta sexta-feira, marcada por um alto nível de qualidade nas discussões. Foi desta forma que os organizadores e participantes classificaram o evento inédito no Brasil. Na pauta, assuntos polêmicos e de grande relevância foram discutidos por 433 delegados, que representavam as cinco regiões do Brasil.

Os resultados dos debates foram apresentados durante o encerramento da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. "O que esperamos com isso é um país com condições mais iguais. E a proposta de nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional que vocês ajudaram a construir aqui irá, com certeza, contribuir para reduzir as diferenças territoriais", afirmou o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro.

Navarro ressaltou ainda que, com a criação da nova política, as regiões brasileiras poderão ser melhor equalizadas. "Oportunidade igual para todos, sem discriminação de qualquer tipo, é o que esperamos. Políticas sociais nós já estamos fazendo, agora vamos reforçar nossas políticas territoriais", afirmou Navarro, lembrando aos conferencistas que as contribuições de cada região do país irão construir a nova lei, que será um marco para o país.

"Os resultados foram considerados bastante positivos", afirmou a diretora de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Alves, parabenizando os delegados que estiveram presentes ao evento.

Promovida pelo Ministério da Integração Nacional, a I CNDR reuniu representantes de todos os estados do país para discutir os rumos do desenvolvimento regional.

Confira os depoimentos dos delegados da I CNDR:

Região Centro-Oeste

"A I CNDR reuniu legítimos representantes dos vários segmentos sociais, de modo a definir a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). "Com a nova PNDR, o Brasil estará dando um passo firme para promover o desenvolvimento, de forma equilibrada e sustentável, para resolver os problemas regionais".

Lídia Maria Ribas, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Região Norte

"Será importante definir investimentos públicos em pesquisa e tecnologia, bem como uma política de apoio aos nossos corredores logísticos, rodoviários, ferroviários e principalmente, para o caso da nossa região, os hidroviários. Outro ponto é o tratamento diferenciado às pequenas e médias empresas, que precisam ter crédito facilitado".

Edval Meireles, da Federação das Associações de Moradores de Itacoatiara/AM

Região Nordeste

"É fundamental que todas as propostas sejam implementadas, principalmente aquelas que se referem às ações no campo do ensino. Será uma oportunidade excelente para aprimorar o conhecimento".

Conceição Menezes, pedagoga e diretora do Serviço Social do Transporte de Pernambuco  

Região Sudeste

"Precisamos criar um sistema de governança, com ampla representação e de caráter deliberativo. Uma instância privilegiada para propor soluções para os problemas enfrentados pelo país".

Economista Wesley Cantelmo

Região Sul

"A I CNDR é oportunidade de intensificar o diálogo com as regiões e com o país. Esperamos que sejam criados fundos constitucionais e de desenvolvimento do Sul e Sudeste, a exemplo do que acontece nas demais regiões. O apoio à agricultura familiar é outro ponto de extrema importância, assegurando que sejam retratados os aspectos de necessidades e diversidades de cada região".

Márcio Langer, assessor de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul

Vale do Jequitinhonha 
"Esta Conferência apresenta boas propostas para o desenvolvimento regional. Nós, do Vale do Jequitinhonha, temos três propostas básicas a apresentar: o asfaltamento da BR 367, em um trecho de 120 km, que unirá duas cidades Patrimônio Cultural da Humanidade: Diamantina e Porto Seguro; a facilidade de acesso à água e o acesso ao Programa de Luz para Todos de mais de 30 mil famílias". 
Marlon Barbosa, de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha
Representante do Movimento Cultural do Vale, participante da Conferência Nacional.
Fonte: ASCOM do Ministério da Integração Nacional

Comentário:
A Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional se organizou em etapas preparatórias nos estados e na macrorregião. Eu, Álbano Silveira Machado, participei da etapa estadual em Belo Horizonte, e da etapa da região sudeste ( Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), no BNDES, no Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2012. 

Infelizmente, não pude participar da etapa nacional.  Fui eleito delegado como membro do Movimento A UFVJM é nossa.

Uma proposta apresentada e aprovada nas duas etapas foi a instalação de campus universitário em microrregiões do país para fomentar o desenvolvimento regional. Nós, do interior do Vale, temos interesse direto na implantação de campus da UFVJM em Capelinha, Araçuaí e Capelinha.

Nosso único representante do Vale, na etapa nacional, Marlon Barbosa, na entrevista, não foi fiel às propostas aprovadas em Minas e na região sudeste.   
Porém, esta proposta foi relacionada como uma das aprovadas em Brasília. 


Moradores do Vale do Jequitinhonha apresentam demandas em Conferência NFonte: ASCOM do Ministério da Integração Nacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário