quinta-feira, 28 de março de 2013

Itamarandiba: Prefeitura quer fazer Mutirão da Limpeza no combate à dengue


3 casos de dengue são confirmados em Itamarandiba


dengue1 300x253 3 casos de dengue são confirmados em ItamarandibaA Vigilância Epidemiológica de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, registrou os três primeiros casos de dengue na cidade. Esses casos confirmados referem-se a pacientes residentes nos Bairros Fazendinha, Primeiro de Maio e Florestal.
O mosquito transmissor é uma ameaça que tem tirado a tranqüilidade dos moradores. Para controlar o avanço da doença, os agentes do Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD) vão às ruas e entram de casa em casa com o objetivo de reduzir a incidência do mosquito adulto, o Aedes aegypti.
A ação de fumacê (manual) será feita nos bairros onde há casos confirmados da doença. Esse processo irá eliminar os mosquitos adultos, mas o ciclo de reprodução deste é de 10 dias, logo, essa ação não será eficaz se a população não fizer a sua parte, eliminando os focos do mosquito.
No início do ano, foram detectados vários focos positivos do mosquito, mas ainda não havia sido confirmado nenhum caso da doença adquirida no município. Além da falta de conscientização de alguns moradores, uma das causas destes casos positivos da doença podem ter sido a transmissão de pessoas que foram infectadas em outras cidades e vieram para Itamarandiba, uma vez que em várias cidades da região está ocorrendo uma epidemia de Dengue. Com o mosquito contaminado circulando pela cidade ficou mais provável a transmissão da doença.
Segundo funcionários do PNCD, alguns moradores ainda não permitem a entrada dos mesmos em suas casas. Muitas pessoas reclamam da falta de capricho de certos vizinhos, mas para combater esta doença e evitarmos a epidemia em nossa cidade, cada um deve fazer sua parte.
Cabe ressaltar que uns dos principais criadouros do mosquito são as borracharias e ferros velhos espalhados pela cidade. Muitos deixam pneus e outros materiais que acumulam água a céu aberto e, segundo funcionários, mesmo com o tratamento feito quinzenalmente, não é o suficiente para combater as larvas. É necessária a colaboração dos proprietários destes lugares no sentido de eliminarem os criadouros do mosquito.Nas residências ainda se encontram várias caixas d´água abertas. Nas últimas semanas foram tampadas mais de trinta (30) com material fornecido pela prefeitura, mas ainda não é o suficiente, pois a principal responsável pelo combate ao mosquito é a população, que ainda deixa muitos recipientes com água parada.
Uma parte da população cuida de suas residências, não deixando água parada e eliminando qualquer tipo de criadouro do mosquito, mas ainda existem algumas pessoas que não fazem sua parte.
Várias casas, ruas e terrenos baldios estão cheios de lixo. Diante disso a Secretaria de Saúde está elaborando um projeto de Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue, que deve começar no início do mês de abril.
“A falta de conscientização é um dos principais problemas, mas agora com a dengue dentro das casas das pessoas, acreditamos que todos irão tomar maiores cuidados”, comentou Eliane de Paula (enfermeira de ESF do município).
Fonte: Itamarandiba Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário