sexta-feira, 8 de março de 2013


ITAMARANDIBA/MG FAZ PASSEATA PELA PAZ APÓS VICE-DIRETORA DE ESCOLA SER AGREDIDA

Participaram da passeata alunos, professores e autoridades

MANIFESTANTES PERCORRERAM AS RUAS DA CIDADE COM FAIXAS E CARTAZES PEDINDO JUSTIÇA E PAZ

Em Itamarandiba (MG), no Vale do Jequitinhonha, após  uma mãe e irmã de uma aluna agredir na quinta-feira (7)  a vice- diretora Rita do Rosário Correia,  da Escola Estadual São João Batista, centenas de manifestantes saíram às ruas em passeata pela paz, neste sábado (9).

A passeata foi realizada pela manhã com a participação de funcionários de escolas da cidade, alunos, o  prefeito Erildo Gomes,quatro vereadores representando a Câmara Municipal e membros da sociedade civil do município.  .

O prefeito e os vereadores presentes enfatizaram o projeto de  implantação de uma guarda-municipal proposto por indicação do vereador Ciderley e a vinda de delegado de polícia civil para a cidade.

A estudante Ingrid Moreira falou que não é possível  concordar com tais ações e que "devemos prezar por nossa população, pensando em especial ao futuro do município".

A Escola São João Batista de Itamarandiba divulgou uma Nota Oficial sobre o caso. Eis a nota:

"Nesta manhã, precisamente às 6:45 h, quando a servidora na função de vice-diretora Rita do Rosário Correia,  da Escola São João Batista, adentrou o ambiente de trabalho e foi surpreendida com violenta agressão física e moral pela mãe e irmã de uma aluna da escola do turno matutino, precisamente do 2º ano do ensino médio, de maneira covarde e sem direito a defesa.

Com base no fato presenciado por várias testemunhas, incluindo alunos, servidoras municipais da frente de trabalho e professores, o acontecido se encaixa diretamente no:

Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.Prescrito no código penal.

No intento de manifestar o repúdio frente a desmoralização do educador itamarandibano de toda e qualquer escola local nesta manhã nos manifestamos com a presença maciça do alunado e servidores em passeata pela cidade e pelas instâncias legais, além de nos organizarmos em reunião, neste momento, para precisar as ações que preterimos encaminhar ao longo do dia, que serão direcionadas aos órgão competentes."

Mulher conta que agrediu vice-diretora após ser ofendida

Após agressão a vice-diretora de uma escola em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha(MG) duas mulheres- mãe e filha - alegam que a agressão foi motivada pela não concessão de um  pedido de remanejamento de uma aluna adolescente, irmã e filha das agressoras.

A agressão ocorreu na quinta-feira (7)  na porta da Escola Estadual São João Batista, onde Rita do Rosário Correia, é vice-diretora. No sábado (9) foi realizada passeata na cidade pedindo justiça e paz.

Segundo as duas mulheres,  se tratava de um caso especial, de uma aluna que sofre de depressão e problemas cardíacos, faz uso de remédio controlado e é acompanhada por psicólogo. Elas contam que  a estudante  está sendo vítima de bullying na sala de aula e não consegue  acompanhar a turma, tanto é que ficou em 4 recuperações no final de 2012.

"Ela quer estudar, porém se recusa a ir para a sala na qual foi  colocada", diz a irmã Nathalia Ferreira.
De acordo com ela,  a mãe então pediu, chegando a implorar à vice-diretora o remanejamento da filha, apresentando documentos  médicos, onde constam que a filha não pode sofrer nenhum tipo de pressão, mas ela não se compadeceu.
Fonte: Itamarandiba Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário