Evangélicos crescem, principalmente as igrejas neopentecostais, mas representam apenas 13,2% das declarações dos fiéis
Festa de Nossa Senhora da Lapa, em Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas O Brasil é um dos países com maior número de católicos do mundo. Minas Gerais possui 13,8 milhões católicos, ou 70% da sua população. Os evangélicos no Estado chegam a 3,5 milhões, ou 17,8%.
O povo do Vale do Jequitinhonha se declarou mais católico que os mineiros, segundo o Censo do IBGE, em 2010.
Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte
De uma população de 80 municípios, considerando a Bacia do Rio Jequitinhonha, há um total de 1.078.543 habitantes, em toda uma vasta região do norte e nordeste de Minas Gerais.
Os municípios se espalham pelo Alto, Médio, Baixo Jequitinhonha, à margem direita do rio, no nordeste de Minas, e na margem esquerda, na região norte de Minas, no semiárido.
Os católicos foram totalizados em 880.045 pessoas, ou 81,6%. Em todo este território, os católicos participam de paróquias das Dioceses de Diamantina, Araçuaí, Almenara, Janaúba e Montes Claros.
Encenação da morte e ressurreição de Cristo, na Semana Santa, em Berilo,no Médio Jequitinhonha
Na véspera da posse do Papa Francisco, o primeiro latino-americano, fora da Europa, os católicos vivem a ansiedade de um novo trabalho pastoral, assim como os jesuítas já fizeram por estes territórios. Como declarada ação preferencial pelo pobres, a Igreja Católica terá muitos desafios no Vale do Jequitinhonha.
A ação pastoral junto à juventude será uma das prioridades da Igreja Católica do Papa Francisco
Os evangélicos tiveram a marca de 139.320 pessoas, destacando-se as igrejas Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Deus é Amor, Batista e Universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário