segunda-feira, 25 de março de 2013

Governo Anastasia “deve” 812 km de asfalto para o Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Programa Caminhos de Minas , lançado em 2010, prometia 860,2 km de asfalto para o Jequitinhonha e Mucuri, mas até hoje só 48,8 km foram autorizados
E o pior: apenas 4 km estão previstos para 2013

Lançado m 2010 pelo governo do Estado como promessa de indução ao desenvolvimento, o programa Caminhos de Minas não atingiu até agora, no Jequitinhonha e Mucuri, nem 5% da meta prevista. A promessa era pavimentar 19 trechos m uma extensão de 860,8 km de estradas de terra na região, mas até hoje apenas 48,9 km entre Malacacheata e Água Boa foram autorizados.

Na revisão do PPAG - Plano Plurianual de Ações Governamentais estavam previstos 4 km de asfalto para o Vale do Jequitinhonha, em 2013. Este fato foi denunciado na Audiência Pública da Assembléia Legislativa de Minas, em Araçuaí, em 30 de outubro de 2012. Porém, nada foi alterado para a região.

O Governo Anastasia está “devendo”, portanto, 812 km de asfaltamento para os Vales, incluindo ligações como Capelainha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves, de 99 km.

Há ainda a promessa de pavimentar a BR 367, uma rodovia federal, que liga o Vale ao sul da Bahia. “Como querem acabar como estigma de Vale da Miséria se não há preocupação em asfaltar a região?”, cobra o prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes.

Na área de Minas Novas, a situação é uma dos piores. De um lado, o caminho para Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa é pura poeira em uma rodovia federal, a BR 367.
Também na vizinhança, o trecho MG-114 para José Gonçalves de Minas e a via municipal para Leme do Prado também são de terra.

Todos esses acessos estão previsto no Caminho de Minas, mas ainda estão longe de se tornarem realidade, pois só o projeto de engenharia está em fase de licitação.
Ainda nas proximidades de Minas Novas, a MG-307, que dá acesso a Francisco Badaró e Jenipapo de Minas, sequer consta do programa do governo do Estado.

O prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes, hoje com 33 anos, diz que cresceu ouvindo a promessa de asfaltamento da BR 367. Ele acredita que a falta de asfalto impede o progresso dos municípios, no caso do entorno de Minas Novas, é o principal problema para a expansão do comércio, da agricultura e de outras atividades econômicas.

O prefeito Gil ressalta a necessidade dos prefeitos se mobilizarem para cobrar uma resposta rápida da União e do Estado m relação às demandas de asfaltamento. “A ligação de Minas Novas para Jenipapo de Minas e Francisco Badaró, por exemplo, atenderia uma grande população da região, incluindo vários distritos de Minas Novas, mas essa obra não está nem prevista”, disse.

O empresário Warley Monteiro, proprietário da Maximus Informática, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, sabe muito bem o que é enfrentar grandes trechos de terra, poeira e buracos. Quando chove é um lamaçal só.

Ele tem clientes em pelo menos 20 cidades da região e viaja quase diariamente. Seu veículo já ficou atolado em época de chuva, em muitas vezes, e vários clientes não puderam ser atendidos porque as estradas estavam intransitáveis.
“Isso acontece em Setubinha, Malacacheta, Chapada do Norte, Berilo e vários outros municípios. Os prefeitos até tentam amenizar o problema tratorando as estradas, mas quando chove não há paliativo que resolva”, declara.
Asfalto na estrada de terra Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves  foi prometida por Anastasia e Aécio Neves, em comício em Capelinha, na campanha eleitoral de 2010.
  
PROGRAMA CAMINHOS DE MINAS
CONHEÇA NOSSOS "CAMINHOS DO VALE" QUE O GOVERNO NOS DEVE
19 TRECHOS DE RODAGENS DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI

PROJETOS DE ENGENHARIA A LICITAR ( 11)
Novo Cruzeiro/Entroncamento Araçuaí (LMG 678) – 92 km
Jequitinhonha/Pedra Azul (MG 105) – 554 km
Entroncamento Coronel Murta/Entroncamento  Virem da Lapa ( MG 114) – 36 km
Capelinha/Itamarandiba/Senador Modestino Gonçalves (MG 214) – 99 km
Rio do Prado/Rubim ( MG 406) – 31 km
Chapada do Norte-Leme do Prado (municipal) – 17 km
Ladainha/Novo Cruzeiro (municipal) – 34 km
Ataléia/Divisa MG – ES(MG 412) – 18,5 km
Ataléia/Ouro Verde de Minas (municipal) – 22,5 km
Carlos Chagas-Pavão (municipal ) 68,2 km
Carlos Chagas,Entroc. MG 418/Divisa MG-ES (MG 405) – 33,5 km
 Movimento Caminhos do Vale cobra do Governo de Minas compromisso de asfalto em estradas e rodagens da região

PROJETOS DE ENGENHARIA EM LICITAÇÃO  (6)
Almenara/Jacinto/Salto da Divisa (BR 367) – 61,2 km
Minas Novas, contorno (BR 367) – 1,2 km
Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa (BR 367) – 59,7 km
Virgem da Lapa – Lelivéldia- Entronc José Gonçalves de Minas (MG 114) – 40 km
Almenara-Pedra Azul (sub-trecho Pedra Grande) MG 406 – 35 km
Almenara-Pedra Azul (sub-trecho Pedra Grande) MG 251 – 58 km

PROJETO DE ENGENHARIA CONCLUÍDO (01)
Capelinha/Setubinha ( MG 211) – 50 km

OBRA CONTRATADA (01)
Água Boa – Malacacheta (MG 217) – 48,6 km

Reportagem de Regiane Marques Sampaio, no jornal Acontece Regional, Edição 28,  de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário