segunda-feira, 11 de março de 2013

Sesi-Senai Araçuai presta homenagem ao Dia da Mulher


Cerca de 200 alunos do turno da tarde participaram da homenagem


O músico Luciano Sete Cordas interpretou canções tendo como tema a mulher.  Foto: Fernando Bernadino Afonso
Com música e poesia. Foi assim que o  Centro Integrado  Sesi-Senai, Unidade de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, (MG) prestou homenagem às mulheres, no seu dia, 8 de março.

Para lembrar a data,o músico Luciano  Tanure, o Luciano Sete Cordas, interpretou “ Olhos nos Olhos de Chico Buarque e “  Garotos” de Léo Jayme e Leoni, e também uma música de sua autoria que venceu o último FESTIVALE-Festival da Cancão do Vale do Jequitinhonha.
  
Pelo menos 200 alunos do turno da tarde participaram da homenagem. A aluna Paloma Pereira de Oliveira, 16 anos, interpretou um poema com o tema " Mulher"

“ Dia da Mulher são todos os dias”, lembrou a aluna Margareth Gomes da Silva, do curso de Montagem e Manutenção de computadores.

A diretora pedagógica Evangelina Fulgêncio falou da importância da mulher na sociedade atual.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher
 Mundialmente vinculada às reinvindacções femininas por melhores condições e trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.

No dia 8 de Março de 1.857, na cidade norte-americana de Nova York, operárias de uma tecelagem promoveram uma greve.

Elas ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, tais como: redução da carga horária, equiparação salarial com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
  
A manifestação foi reprovada com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

Porém, só em 1910, durante uma Conferência na Dinamarca ficou decidido que o dia 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica.

 
Ao ser criado esta data, não se pretende apenas comemorar a tragédia ocorrida, mas, discernir o papel da mulher na sociedade atual.

O esforço é para tentar diminuir, e quem sabe, um dia erradicar o preconceito e a desvalorização da mulher.
  
Apesar dos avanços, elas ainda sofrem com desvantagens na carreira profissional, jornada excessiva de trabalho, salários baixos, violência masculina. Muito foi conquistado, mas, há ainda muito para ser modificado nesta história.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário