domingo, 17 de março de 2013

Seminário discute implantação de feira agroecológica em Rio Pardo de Minas


Seminário reuniu cerca de 150 participantes e apresentou os resultados de uma pesquisa sobre uma feira agroecológica no município


Nesta sexta-feira (15.03), realizou-se em Rio Pardo de Minas, na região de Salinas, Jequitinhonha/ Norte de Minas, o seminário Feira Agroecológica, Agricultura Familiar e Economia Solidária. 
O evento teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a possibilidade de se implantar uma feira agroecológica no município. O seminário aconteceu às 13h no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas-MG.
O evento foi promovido em parceria pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater-MG, Centro de Agricultura Alternativa (CAA), Associação da Escola Família Agrícola do Alto Rio Pardo (Aefarp) e Universidade Federal de Minas Gerais. Esse é o primeiro seminário sobre o tema, que tem como público-alvo agricultores, estudantes, vereadores, secretários municipais e demais interessados. O evento reuniu cerca de 150 participantes.
A pesquisa sobre a possibilidade de implantação de uma feira agroecológica foi realizada em parceria pela UFMG e a Aefarp. Entre os meses de dezembro e janeiro foram entrevistadas 350 pessoas.  Os organizadores esperam chamar a atenção das autoridades locais sobre a necessidade de implantar uma feira agroecológica em Rio Pardo de Minas. Essa é uma demanda dos agricultores, que reivindicam um espaço específico para a comercialização e maior valorização dos produtos agroecológicos.
De acordo com extensionista da Emater-MG, Rubem de Almeida, a feira vai impulsionar a produção e venda de produtos agroecológicos no município. “É a possibilidade de expansão das vendas pelo contato com novos clientes, que não frequentam a feira tradicional e costumam comprar em supermercados e sacolões. É também a valorização de produtos diferenciados”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário