quarta-feira, 27 de março de 2013

Copa Aranãs irá movimentar o mercado de boleiros, no segundo semestre

O evento será organizado pelos locutores da Rádio Aranãs FM, de Capelinha, devido ao afastamento de Tico Neves, coordenador geral das 12 edições do torneio regional
A Copa Aranãs FM volta com toda a força, no segundo semestre, após o período de hibernação de 2012, ano eleitoral.

É um dos principais e mais tradicionais eventos esportivos do Alto Jequitinhonha, Vales do Mucuri e Suaçuí. Dele participam jogadores profissionais e ex-atletas como Marinho (ex-Atlético Mineiro), Ozéas (ex-Palmeiras), atletas atuantes como o goleiro Fábio Noronha, do América de Teófilo Otoni e ex-Flamengo; Aguinaldo (ex-Taquatinga - Brasília); Tico Mineiro ( ex-Portuguesa de São Paulo), e muitos outros do Funorte de Montes Claros ou Guarani de Divinópolis. E revelou atletas como o zagueiro Mateus, ex-Cruzeiro.

De Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, e matriz do torneio regional, diversos times participam: Aranãs e Capivari, campeões por diversas vezes; Vila Nova, campeão de 2011; Cometa e Independente.

Outras cidades da região também participam. Novo Cruzeiro foi bicampeão em 2009 e 2010. Porém, se enfraqueceu em 2012, dividindo-se em dois times.

Berilo, campeão em 2001, sempre participa com uma seleção de jogadores da cidade, de Virgem da Lapa, Araçuaí e Coronel Murta. Angelândia, campeã de 2002, também está sempre presente.

O tradicional futebol de Turmalina se destaca em quase todos os anos. Itamarandiba costuma participar com duas equipes. Minas Novas participa em um ano sim, outro não. Carbonita, Água Boa e Malacacheta sempre têm boas equipes.

Setubinha, Aricanduva, São Pedo do Suaçuí e Malacacheta são outras cidades que marcam posição.

Muito dinheiro na Copa
A participação de jogadores profissionais, semi-profissionais e ex-atletas inflacionam o mercado futebolístico na época da Copa Aranãs. Para se montar um time para ser campeão é preciso um investimento entre 80 e 100 mil reais. Os times do Aranãs e Capivari, de Capelinha, rivais na Copa, investem pesado na contratação para serem campeões. Há jogadores que cobram de 7 a 10 mil por temporada. É o caso de Marinho, ex-Atlético-MG, que já ganhou R$ 3 mil por jogo.

Para ser bicampeão o técnico Lobão, ex-Portuguesa-SP, do Novo Cruzeiro, montou uma grande equipe como Zé Afonso, ex-Grêmio/ex-América-MG e outros ex-profissionais, gastando em torno de R$ 80 mil, segundo especulações na cidade campeã.

Nova equipe organizadora
O coordenador geral da Copa Aranãs, em suas 12 edições, foi o jornalista Tico Neves, diretor geral da Rádio Aranãs FM. Porém, ele se afasta neste ano. O grupo de locutores da emissora formada por Cleuber Luiz, Aléquisson Gomes, Aldair Gomes e Rogério Chaves fará uma coordenação colegiada.

Tico declarou ao jornal Acontece Regional disse que atuará como colaborador, dada sua experiência de 12 anos à frente da Copa Aranãs. "Também já temos a garantia do prefeito Zezinho da Vitalina de que todos os esforços serão feitos para que o estádio Newton Ribeiro, em Capelinha, esteja em condições para a realização das partidas", declarou Tico Neves, atual Secretário de Comunicação da Prefeitura de Capelinha.

O Chefe de Departamento de Esportes e Lazer de Capelinha, Marcelo Neto, também afirmou que fará tudo o que for possível para apoiar a Copa Aranãs.

A Copa Aranãs já revelou atletas que estão em atuação na elite do futebol brasileiro, como Mateus, natural de Turmalina, que jogou na Portuguesa e no Cruzeiro, e atua no Sport, de Recife, Pernambuco.
Robert, também de Turmalina, atuou no Atlético de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário