quinta-feira, 7 de março de 2013

Santa Casa de Diamantina inicia Residência Médica

Residência Médica em Diamantina: Fato Histórico
Na última sexta-feira, 01 de março de 2013, aconteceu no antigo Prédio do Hospício (em restauração) uma cerimônia de acolhimento e apresentação dos novos Médicos Residentes da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Relembrando o relato do escritor Ricardo Samuel Renzo “O antigo sonho do ex-presidente e filho ilustre de Diamantina, Juscelino Kubitschek de Oliveira de ter a residência médica em nossa cidade foi conseguido sobre a gestão de seu homônimo Juscelino Brasiliano Roque, atual Provedor da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Foi uma grata surpresa saber que dentre os quatro médicos residentes, encontra-se o cidadão diamantinense Emílio Henrique Barroso Maciel, para fazer parte dos Médicos Clínicos da Santa Casa de Caridade de Diamantina. Em discurso, o mesmo falou sobre 
o seu contentamento em retornar à sua cidade natal, o desejo de aqui permanecer e principalmente de contribuir para o crescimento e prosperidade desta Casa de Saúde.

Vale dizer que a chegada nesta instituição dos residentes do curso de medicina veio mais uma vez demonstrar que as conquistas da Santa 
Casa de Caridade de Diamantina beneficiam tanto o município quanto o Vale do Jequitinhonha. 

Merece destaque também o convênio firmado com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – que veio 
contribuir para as referidas conquistas. 

Pois, atualmente a Santa Casa possui parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – DEPE, que vem organizando os processos firmados entre a Santa Casa e a Universidade.

Foram ressaltados durante o evento, os diversos avanços da instituição, além da residência médica. Como exemplo abordou-se a ampliação do CTI para 20 leitos, além de uma equipe composta por cinco neurocirurgiões, expansão dos serviços da hemodiálise dentre outros.

Por fim, o Provedor Juscelino Brasiliano Roque ressaltou que a realização de feitos, tal como os citados acima só são possíveis graças a todos os colaboradores desta instituição.
Fotos: Luca Antunes

Fonte: Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário