sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco virá ao Brasil, em julho, para encontro com jovens



CNBB confirma vinda do novo papa ao Brasil, em julho

Do UOL, em São Paulo

Ampliar


Papa Francisco78 fotos

54 / 78
Telão na praça São Pedro, no Vaticano, exibe a primeira missa do papa Francisco, celebrada na Capela Sistina, nesta quinta-feira (14). Na sua primeira homilia, o argentino alertou para o risco de a Igreja se converter em uma "ONG piedosa", caso não siga os preceitos de Cristo Leia mais Johannes Eisele/AFP
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, afirmou na manhã desta quinta-feira, 14.03, que o papa Francisco confirmou que visitará o Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude. "Eu tive a oportunidade de falar com [Jorge Mario] Bergoglio [papa Francisco] e ele me disse ontem mesmo que vai ao Brasil", disse.
Terminado o conclave, dom Damasceno saiu na manhã de hoje para comprar jornal no Vaticano. "Eu estava muito curioso para saber qual é a reação mundial dessa eleição", afirmou dom Raymundo ao "Estado". "Eu o conheço muito bem. E trabalhamos juntos em Aparecida. Foi uma grande escolha."
O cardeal brasileiro também disse que o argentino foi ganhando votos à medida que a eleição ocorria, num pleito em que ele não era favorito. "Bergoglio veio surgindo. E foi uma bela surpresa", completou Damasceno, que, com um saco de jornal na mão, voltou ao Vaticano.
Já o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, disse hoje que a participação do argentino na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, já era aguardada, independentemente dele ser eleito.
"Vai ser uma de suas primeiras viagens, se não a primeira", disse. "Nada altera o que é essencial para a jornada: um momento especial de encontro de jovens do mundo inteiro com o papa. Por isso, não se coloca em dúvida a vinda do papa ao Brasil."
A expectativa é que 2 milhões de pessoas participem do encontro. "Temos ainda um elemento novo: muita gente que não ia participar agora poderá ir para se encontrar com o novo papa", acrescentou.
A eleição do cardeal argentino, no entanto, deve acarretar "várias mudanças" no calendário de eventos da JMJ . A informação foi divulgada pelo vice-presidente do comitê organizador local do evento, dom Antonio Augusto Dias Duarte.
Para o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, a eleição de um papa latino-americano, porém, deverá "aumentar a curiosidade" das pessoas em relação à JMJ e "atrair um número ainda maior de jovens provenientes de vários países vizinhos" ao Brasil.
Segundo Tempesta, também será necessário um grande trabalho "do ponto de vista logístico" por parte dos governos estatal e federal.
Nesta quinta-feira, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, comentou que Bergoglio fala seis idiomas. "Obviamente, ele fala espanhol, italiano -- como ouvimos ontem --, alemão, inglês, francês, e talvez também o português, o qual deverá aperfeiçoar para viajar ao Rio de Janeiro".
Segundo o vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, dom Antônio Augusto, o papa deverá participar de pelo menos quatro atividades da Jornada e deverá fazer seu primeiro pronunciamento na praia de Copacabana, no final da tarde do dia 25.
 Agenda do papa no Rio
O pronunciamento deverá ocorrer em um palco montado na praia, onde o papa será oficialmente recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. "Dom Orani saudará o papa. Haverá também os jovens representantes de cada continente, que irão cumprimentá-lo. Depois haverá um momento de oração", disse dom Antônio.
O papa deverá se pronunciar em pelo menos outras três ocasiões. No final da tarde do dia seguinte (26), Francisco voltará a falar com os jovens, durante a encenação da Via Sacra, que ocorrerá na Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana. A previsão é que o pontífice acompanhe a procissão do palco, a partir de um telão, e também diga algumas palavras.
Na noite do dia 27, haverá uma vigília no bairro de Guaratiba, na zona oeste da cidade. Por volta das 20h, espera-se que o papa Francisco converse com os jovens e responda a perguntas feitas por ele, durante esse encontro.
No dia seguinte (28), no mesmo local, está prevista a celebração da missa final da Jornada Mundial da Juventude. "A partir das 9h, o papa chegará novamente a Guaratiba, circulará com o papamóvel no meio da multidão, celebrará a missa ao meio-dia e já anunciará qual será a próxima cidade da Jornada Mundial da Juventude", disse o vice-presidente do comitê organizador do evento.
Segundo dom Antônio Augusto, é possível que o papa participe de outros eventos durante sua estada no Rio de Janeiro. Mas a agenda definitiva de Francisco só deverá ser acertada depois de encontro de dom Orani com o pontífice, no Vaticano, nas próximas duas semanas.
A última JMJ ocorreu em agosto de 2011, na capital espanhola, Madri, sendo que o público estimado foi de dois milhões de pessoas. (Com Agência Brasil, Estadão Conteúdo e Ansa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário