terça-feira, 12 de março de 2013

Jequitinhonha e Mucuri sofrem com o aumento do uso de drogas


Para apoiar o combate às drogas, os vereadores de Teófilo Otoni reivindicaram apoio a duas instituições terapêuticas do município - Bom Samaritano e a Fazenda Esperança.





A questão foi debatida durante reunião de Prestação de Contas da Assembléia Legislativa em Teófilo Otoni


O combate ao crack e outras drogas foi tema de destaque na Reunião de Prestação de Contas Regional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) nesta segunda-feira (11/3/13).

Além da preocupação da população em relação ao aumento do tráfico e consumo de drogas, especialmente pelos jovens, a situação da saúde, a necessidade de reinauguração da ferrovia que liga Minas Gerais à Bahia e a renegociação do pagamento da conta de água pelos municípios foram temas de destaque.
  
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), reforçou a importância do balanço regional e defendeu que a luta em favor da melhor distribuição dos recursos provenientes da arrecadação tributária é uma das prioridades da Assembléia Legislativa.

O Prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva (PMDB), destacou três medidas que, para ele, foram as que mais trouxeram benefícios para a região.

A primeira foi a criação da Copanor, que permitiu o tratamento do esgoto da cidade. A segunda foi a redução dos tributos para as pedras preciosas e para outras diversas atividades econômicas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Por fim, defendeu o ICMS Solidário, que permitiu que alguns municípios aumentassem suas receitas em até 1.045%.

 O deputado Neilando Pimenta (PHS) anunciou que estão previstos R$ 200 milhões em recursos para investir nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Estes recursos permitirão, segundo ele, a construção de um outro hospital na região. Além disso, o deputado destacou os estudos para a construção do Aeroporto Municipal de Itambacuri e da Faculdade Federal de Medicina em Teófilo Otoni.
  
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) deu ênfase a três ações da Assembleia que, segundo ele, mexem com a vida de toda a população. Uma delas é a luta contra o crack, a outra é a luta pela melhor distribuição dos recursos provenientes de impostos pela União.

Os vereadores Renan Detetive (PDT), Raulinho do Sindicato (PT) e Pastor Franklin (PPS) pediram maior atenção da ALMG e do Governo do Estado no combate ao crack.

Para apoiar neste combate, os vereadores reivindicaram apoio a duas instituições terapêuticas do município - Bom Samaritano e a Fazenda Esperança.

Eles também defenderam a mudança da Lei Orgânica da Polícia Civil, para garantir a reciclagem técnica e psicológica dos agentes. 
Também foi pedida atenção especial à situação da prostituição infantil na BR-116.
Fonte: ALMG

Comentário:
Os vereadores de Teófilo Otoni que pediram apoio para comunidades terapêuticas deveriam conhecer a política nacional de saúde mental e de combate ao crack e outras drogas para solicitarem do Governo de Minas a constituição, construção e equipamentos de CAPS - Centro de Atenção Psicossocial ou CAPS AD - especializado no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas.

Segundo participantes da reunião da Assembléia Legislativa, houve uma verdeira reunião para lançar o deputado Diniz Pinheiro, do PSDB, como candidato ao governo do Estado, nas eleições de 2014. Prestação de contas que é bom, teve muito pouco, segundo um comerciante, participante, que pediu para não se identificar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário