terça-feira, 19 de março de 2013

Fórum Regional Três Vales reuniu autodefensores das APAE's

Itamarandiba sedia encontro regional das APAE’s
diba sedia encontro regional das APAE's

apae regional itamarandiba 202764238 300x225 Itamarandiba sedia encontro regional das APAEs 
No último 16/03 (sexta-feira),  as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE's da região dos Três Vales, se reuniram na cidade de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, em fórum de discussão sobre o tema: "Tecnologia Assistiva Promovendo o Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência Intelectual.".

O evento contou com as presenças do Deputado Federal Eduardo Barbosa [foto] e também Presidente da Federação das APAE's do Estado de Minas Gerais- FEAPAESs-MG, do Conselheiro Regional Três Vales, Sr. Célio Ferreira Alves, da Presidente da APAE Itamarandiba, Socorro Barbosa do Amaral e dos auto defensores regionais  Luis de Souza e Alessandra Nunes, autoridades locais, além dos representantes das APAE's das cidades de Água Boa, Carbonita, Capelinha, Felício dos Santos,Itamarandiba, Santa Maria do Suaçuí e Turmalina.

Em palestra ministrada, com excelência, Eduardo Barbosa destacou a importância da abordagem do tema e explicou, aos presentes, que a Tecnologia Assistiva se trata de uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias,estratégias, práticas e serviços que objetivam a promover a funcionalidade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, sempre, buscando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
apae2 Itamarandiba sedia encontro regional das APAEs
                 
O encontro realizado em Itamarandiba, faz parte de uma série de fóruns que vêm sendo promovidos pela FEAPAES's-MG em todas as regiões do Estado.

 No último dia 11, em encontro nos Campos das Vertentes, Eduardo Barbosa voltou a ressaltar a importância do debate do tema enfatizando o papel fundamental que assume as APAE's no enfrentamento das questões e das contribuições dos encontros no fortalecimento da entidade ao enaltecer as vozes das famílias e auto defensores.

          A pessoa com deficiência, segundo ele, tem ao seu alcance metodologias facilitadoras para a sua qualidade de vida , e cabe à Apae se comprometer com essa nova área de conhecimento para que essas possibilidades se manifestem, pois “a inclusão exige recursos para que a pessoa tenha participação efetiva”, explicou.

As pessoas com deficiência intelectual ou múltipla gozam de especial proteção e assegurar o livre exercício de seus direitos também é um desafio diário para as APAE's.

Nesse sentido, de acordo com Eduardo Barbosa: "Precisamos perceber os comprometimentos dos nossos atendidos para facilitar intervenções que permitam o exercício dos seus direitos civis, políticos e sociais.". O encontro em Itamarandiba foi extensivo e contou ainda com novas palestras, apresentações artísticas dos alunos da APAE e outras atividades durante todo o dia.

Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário