quarta-feira, 13 de março de 2013

Janaúba quer Medicina no campus da UFVJM

Abaixo-assinado quer colher 5 mil apoios para 
sensibilizar Reitoria da UFVJ e Ministério da Educação


Teve início na segunda-feira, 11 de março, o movimento pela criação e instalação do curso de Medicina em Janaúba através da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Orientada por diretor da própria universidade, a produtora rural e empresária Fátima Leite lidera esse ato de coleta de assinaturas. Foi ela, Fátima Leite, quem realizou o movimento de coleta de assinaturas que resultou na criação do campus da universidade federal em Janaúba.

A intenção é obter pelo menos cinco mil assinaturas de moradores pela faculdade de Medicina em solo gorutubano. A Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri ganhou aval e implanta Medicina nos campus de Diamantina (matriz) e Teófilo Otoni (filial). A tendência desse curso é para localidade que tenha hospital regional.

O campus de Janaúba iniciará com o Núcleo de Engenharia. Dependendo do abaixo-assinado e da vontade do governo federal, possa ser instalado em Janaúba o Núcleo de Saúde com a faculdade federal de Medicina.
ENQUETE MOSTROU PREFERÊNCIA POR MEDICINA
Na primeira semana de outubro de 2011 – quase dois meses depois da criação do campus da UFVJM em Janaúba – o site do Jornalista Oliveira Júnior (www.oliveirajunior2.blogspot.com) teria feito uma enquete (com votação múltipla) sobre quais os cursos que poderiam funcionar nesse campus. A preferência foi pelo curso de Medicina com 63%, seguido por Engenharia Ambiental com 36%, Direito 33%, Odontologia 33%, Ciências da Computação 31%, Veterinária com 31%, Engenharia Florestal (30%), Fisioterapia (23%), Sistema de Informação (23%), Enfermagem (22%), Ciências Contábeis (19%), Engenharia Geológica (19%), Gestão de Agronegócios (19%), Segurança no Trabalho (18%), Nutrição (16%), Gestão Pública (16%), Letras (12%) e outros cursos (14%).

UFVJM ANUNCIA CURSOS PARA JANAÚBA
         Em outubro de 2011, a reitoria da UFVJM anunciou, em Janaúba, os cursos a serem inicialmente instalados no campus janaubense. Os oito cursos a serem instalados inicialmente no campus de Janaúba pela UFVJM, segundo a reitoria, deverão ser: Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais, Engenharia Física e Química Industrial e três licenciaturas: Filosofia, Psicologia e Educação Artística.

Fonte: Blog de Oliveira Júnior, de Janaúba, norte de Minas Gerais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário