Carta com solicitações foi entregue durante a Reunião de Prestação de Contas nesta segunda-feira (11.03).
2
2
Falta de tratamento de esgoto e a necessidade de investimento nas estradas e em saúde foram alguns dos problemas levantados pelas lideranças de Capelinha (Vale do Jequitinhonha) durante aReunião de Prestação de Contas Regional realizada no município, nesta segunda-feira (11/3/13). O encontro, que é o décimo promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no interior do Estado, foi composto por dois momentos. Primeiro, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), apresentou o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. Em seguida, a população e as lideranças locais sugeriram temas para a atuação dos parlamentares no período de 2013 a 2015.
Durante a abertura do evento, o presidente da Assembleia destacou a importância da participação popular para a definição de temas a serem discutidos pelo Legislativo mineiro. “As demandas e desafios são enormes, por isso, para que Minas possa avançar de forma mais eficaz, buscamos uma participação cada vez mais acentuada do povo,” explicou.
A ampliação do investimento em saúde também foi um pedido feito pela prefeita de Aricanduva (Vale do Jequitinhonha), Maria Arlete dos Santos. “Precisamos aumentar o número de exames, temos uma grande quantidade de casos de câncer. Por isso, muitas vezes, a prefeitura precisa arcar com esses custos”, ressaltou.Responsável pela entrega de uma carta com as solicitações da região, o prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Sousa, destacou a precariedade do asfaltamento da região e da rede de esgoto, além da necessidade da conclusão dos serviços de abastecimento de água nos povoados. O prefeito falou também sobre a necessidade de investimentos em saúde e solicitou apoio para ampliar os investimentos na atenção primária e na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo. Segundo José Antônio, a Fundação possui apenas 66 leitos e é referência na região para consultas, exames, cirurgias e internações. “Embora Capelinha possua 35 mil habitantes, o número de usuários atendidos na Fundação é de cerca de 65 mil pessoas”, destacou.
Durante o evento, outro pedido recebido pelos parlamentares foi o apoio para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Capelinha. Segundo a solicitação dos vereadores Laerte Ferreira, Cleuber Luiz e Zelita das Dores, o crescimento da cidade, o maior número de espaços de lazer e a circulação de pessoas pelos rios, lagoas e matas fazem com que seja necessária uma unidade para fiscalização e orientação. Ainda de acordo com os vereadores, a unidade regional mais próxima está a cerca de 240 km.
O deputado Carlos Pimenta (PDT) deu apoio às reivindicações e aos trabalhadores rurais. “Em muitos casos, os trabalhadores estão sem acesso ao crédito e também sem infraestrutura nas estradas. É preciso investir e interligar essas regiões”, defendeu.
A participação da população e de lideranças locais foi possível, durante o evento, pela manifestação oral e também por meio de um formulário distribuído antes do evento. No total, foram recebidas 29 sugestões.
Educação - As lideranças locais também apresentaram pedidos de auxílio para mais investimentos em educação. Essas foram as solicitações do vereador de Capelinha Cleuber Luiz Miranda e do prefeito de Angelândia (Vale do Jequitinhonha), Thiago Pimenta. O vereador solicitou o apoio do Legislativo mineiro para a instalação no município do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Já o prefeito de Angelândia apontou as dificuldades de estrutura na rede estadual de educação.
Da mesma forma, a diretora-geral da Câmara Municipal de Capelinha, Hélida Cordeiro, solicitou o auxílio dos parlamentares para a instalação de uma unidade da Superintendência Regional de Ensino na cidade.
Todas as sugestões serão analisadas e respondidas aos participantes via correio eletrônico e também no Portal Assembleia. As respostas não serão individualizadas, mas divididas por temas, para subsidiar a ação dos deputados. O envio de sugestões também pode ser realizado online, por meio de formulário disponibilizado no portal.
Ação da ALMG beneficia a região
Entre as ações do Legislativo que beneficiaram a região, foram apresentadas, durante a reunião, a Lei 20.540, de 2012, que reduziu para até 4% a cobrança de ICMS sobre a venda de gado por produtores rurais da área do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Estado (Idene) durante a época da estiagem; a Bolsa-Reciclagem, incentivo financeiro do Estado às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis; além da redução da carga tributária para os estabelecimentos processadores de aves, pescado e gado bovino, ovino, suíno e caprino, também prevista na Lei 20.540.
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, destacou ainda a Campanha Assine + Saúde, que busca tornar obrigatória uma maior participação do Governo Federal nos investimentos em saúde. Segundo o parlamentar, atualmente 900 mil mineiros ainda vivem em situação de pobreza, por isso é necessário que toda a população participe da campanha.
Da mesma forma, o deputado federal Toninho Pinheiro (PP-MG) ressaltou a importância da ampliação dos investimentos em saúde.
Entre as ações realizadas pela Assembleia de Minas, o deputado Gustavo Corrêa (DEM) destacou o combate ao crack e a mobilização pela renegociação da dívida dos Estados com a União. “Minas paga juros abusivos, mas vamos conseguir pagar juros menores para investir cada vez mais no cidadão”, frisou.
Fonte: ALMG
Fonte: ALMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário