terça-feira, 12 de março de 2013

Lideranças de Capelinha e região cobram asfalto, investimentos nos serviços de saúde e apoio à instalação do campus da UFVJM


Carta com solicitações foi entregue durante a Reunião de Prestação de Contas nesta segunda-feira (11.03).

Mais investimentos na saúde, em estradas e em saneamento foram destaques na reunião de prestação de contas em Capelinha
Mais investimentos na saúde, em estradas e em saneamento foram destaques na reunião de prestação de contas em Capelinha - Foto: Willian Dias
Falta de tratamento de esgoto e a necessidade de investimento nas estradas e em saúde foram alguns dos problemas levantados pelas lideranças de Capelinha (Vale do Jequitinhonha) durante aReunião de Prestação de Contas Regional realizada no município, nesta segunda-feira (11/3/13). O encontro, que é o décimo promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no interior do Estado, foi composto por dois momentos. Primeiro, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), apresentou o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. Em seguida, a população e as lideranças locais sugeriram temas para a atuação dos parlamentares no período de 2013 a 2015.
Durante a abertura do evento, o presidente da Assembleia destacou a importância da participação popular para a definição de temas a serem discutidos pelo Legislativo mineiro. “As demandas e desafios são enormes, por isso, para que Minas possa avançar de forma mais eficaz, buscamos uma participação cada vez mais acentuada do povo,” explicou.
A ampliação do investimento em saúde também foi um pedido feito pela prefeita de Aricanduva (Vale do Jequitinhonha), Maria Arlete dos Santos. “Precisamos aumentar o número de exames, temos uma grande quantidade de casos de câncer. Por isso, muitas vezes, a prefeitura precisa arcar com esses custos”, ressaltou.Responsável pela entrega de uma carta com as solicitações da região, o prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Sousa, destacou a precariedade do asfaltamento da região e da rede de esgoto, além da necessidade da conclusão dos serviços de abastecimento de água nos povoados. O prefeito falou também sobre a necessidade de investimentos em saúde e solicitou apoio para ampliar os investimentos na atenção primária e na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo. Segundo José Antônio, a Fundação possui apenas 66 leitos e é referência na região para consultas, exames, cirurgias e internações. “Embora Capelinha possua 35 mil habitantes, o número de usuários atendidos na Fundação é de cerca de 65 mil pessoas”, destacou.
Durante o evento, outro pedido recebido pelos parlamentares foi o apoio para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Capelinha. Segundo a solicitação dos vereadores Laerte Ferreira, Cleuber Luiz e Zelita das Dores, o crescimento da cidade, o maior número de espaços de lazer e a circulação de pessoas pelos rios, lagoas e matas fazem com que seja necessária uma unidade para fiscalização e orientação. Ainda de acordo com os vereadores, a unidade regional mais próxima está a cerca de 240 km.
O deputado Carlos Pimenta (PDT) deu apoio às reivindicações e aos trabalhadores rurais. “Em muitos casos, os trabalhadores estão sem acesso ao crédito e também sem infraestrutura nas estradas. É preciso investir e interligar essas regiões”, defendeu.
A participação da população e de lideranças locais foi possível, durante o evento, pela manifestação oral e também por meio de um formulário distribuído antes do evento. No total, foram recebidas 29 sugestões.
Lideranças locais apresentaram solicitaram mais investimentos em educação
Lideranças locais apresentaram solicitaram mais investimentos em educação - Foto: Willian Dias
Educação - As lideranças locais também apresentaram pedidos de auxílio para mais investimentos em educação. Essas foram as solicitações do vereador de Capelinha Cleuber Luiz Miranda e do prefeito de Angelândia (Vale do Jequitinhonha), Thiago Pimenta. O vereador solicitou o apoio do Legislativo mineiro para a instalação no município do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Já o prefeito de Angelândia apontou as dificuldades de estrutura na rede estadual de educação.
Da mesma forma, a diretora-geral da Câmara Municipal de Capelinha, Hélida Cordeiro, solicitou o auxílio dos parlamentares para a instalação de uma unidade da Superintendência Regional de Ensino na cidade.
Todas as sugestões serão analisadas e respondidas aos participantes via correio eletrônico e também no Portal Assembleia. As respostas não serão individualizadas, mas divididas por temas, para subsidiar a ação dos deputados. O envio de sugestões também pode ser realizado online, por meio de formulário disponibilizado no portal.
Ação da ALMG beneficia a região
Entre as ações do Legislativo que beneficiaram a região, foram apresentadas, durante a reunião, a Lei 20.540, de 2012, que reduziu para até 4% a cobrança de ICMS sobre a venda de gado por produtores rurais da área do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste do Estado (Idene) durante a época da estiagem; a Bolsa-Reciclagem, incentivo financeiro do Estado às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis; além da redução da carga tributária para os estabelecimentos processadores de aves, pescado e gado bovino, ovino, suíno e caprino, também prevista na Lei 20.540.
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, destacou ainda a Campanha Assine + Saúde, que busca tornar obrigatória uma maior participação do Governo Federal nos investimentos em saúde. Segundo o parlamentar, atualmente 900 mil mineiros ainda vivem em situação de pobreza, por isso é necessário que toda a população participe da campanha.
Da mesma forma, o deputado federal Toninho Pinheiro (PP-MG) ressaltou a importância da ampliação dos investimentos em saúde.
Entre as ações realizadas pela Assembleia de Minas, o deputado Gustavo Corrêa (DEM) destacou o combate ao crack e a mobilização pela renegociação da dívida dos Estados com a União. “Minas paga juros abusivos, mas vamos conseguir pagar juros menores para investir cada vez mais no cidadão”, frisou.

Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário