quinta-feira, 2 de junho de 2011

44º BPM de Almenara comemora 4 anos de atuação em busca da paz social

44º BPM - 4 anos atuando na região de Almenara, no Vale do Jequitinhonha
Confira fotos das ações da Unidade 4 anos contribuindo para a Paz Social do Vale Há exatamente 04 anos (01 de junho de 2007) instalava-se em Almenara o 44º BPM, com o objetivo de promover a paz social e preservar da ordem pública.






Inicialmente com um efetivo pequeno, coordenado pela 48ª Companhia, cresceu e se tornou referência na prevenção da criminalidade, atuando sobre o enfoque da Polícia comunitária, além de realizar diversas ações sociais. A Unidade é responsável pelo policiamento fixo em 16 cidades e 01 distrito, executando atividades em todas as localidades, inclusive zona rural. A Unidade faz parte do projeto do Estado chamado “ Cinturão de Segurança”, tendo 08 cidades na divisa com o Estado da Bahia.



Atua preventivamente, de forma integrada com a Polícia Civil, realizando policiamento ostensivo no comércio de todas as cidades, tendo como parceiros os cidadãos de bem, onde atua com viaturas e policiamento a pé.
As escolas têm atendimento especializado, com atividades preventivas, tendo como principal o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), considerado o melhor programa de prevenção a drogas do mundo, sendo desenvolvido em mais de 50 países. Hoje o PROERD é aplicado em todas as 16 cidades.

Também é desenvolvido o Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, carinhosamente conhecido como “POPI”, em suas três vertentes, cidadania, prevenção e atendimento. O JCC é um diferencial ao crescimento e fortalecimento do caráter da nossa juventude, sendo já implantado pela Unidade em algumas escolas.

Dentro do enfoque comunitário, tem ainda o Projeto Comando Itinerante, que visa realizar ações e operações nas diversas cidades, bem como estar mais presente junto ao cidadão e autoridades. O projeto “Ações Integradas nas Divisas” é realizado em conjunto com a Polícia Militar da Bahia, que tem como objetivo prevenção a criminalidade, bem como troca de informações entre as Instituições.




As ocorrências registradas hoje são todas informatizadas no REDS, que é o Registro de Eventos de Defesa Social e pode ser consultado em qualquer parte do Estado por militares devidamente cadastrados. As nossas ações/operações também tem o enfoque no cumprimento das metas do acordo de resultado com o Governo Estadual.



A Unidade tem se destacado pela atuação nos grandes eventos, tais como Micareta, Carnaval, Exposições, eleições, entre tantos outros, recebendo por parte da comunidade diversos elogios pelas atuações preventivas. As criticas também fazem parte do processo e faz com que os desvios sejam corrigidos.

Atividades sociais também têm espaço no nosso trabalho, sendo o “Rede em Ação” um projeto que ultrapassou nossas fronteiras. O projeto visa atendimento às comunidades mais carentes, principalmente as rurais, sendo que além de diversos parceiros/ colaboradores, temos a prefeitura Municipal de Almenara e o Sesc Laces como mobilizadores/organizadores.
Na próxima semana, durante as comemorações dos 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, a Unidade realizará diversas atividades entre elas torneio de futebol, peteca, treecking ( caminhada de 12 Km por trilhas ligando a rodovia de Rubim a rodovia de Jequitinhonha), finalizando com uma solenidade cívico-militar na próxima quarta-feira dia 08 de junho de 2011.
O nosso objetivo é cada vez estar mais próximo do cidadão, protegendo e socorrendo, com qualidade. A certeza disso esta no trabalho dos nossos valorosos policiais militares e também na participação da nossa comunidade ordeira.



Com informações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Mundo Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário