quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fronteira Mineral terá exploração de ferro de Grão MOgol a Rio Pardo de Minas

Vale vai investir R$ 560 milhões na nova fronteira mineral
Exploração de reserva de ferro no Vale do Jequitinhonha gera 500 empregos
A mineradora Vale do Rio Doce e o governo de Minas Gerais assinaram ontem na Cidade Administrativa, em BH, um protocolo de intenções para viabilizar o desenvolvimento e implantação de uma mina de ferro à margem esquerda do rio Jequitinhonha, na região norte de Minas.
A empresa pretende investir R$ 560 milhões, de 2012 a 2014, no projeto que representa uma nova fronteira mineral para Minas Gerais. A expectativa da Vale é iniciar as operações em 2013.

As pesquisas em andamento para levantamento das reservas apontam um potencial de produção da ordem de 600 mil toneladas por ano de minério de ferro, capacidade que deverá ser atingida a partir de 2014.

Construção de terminal de embarque.
As reservas estão localizadas em 21 municípios, porém se concentram em Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas.

O material será escoado por rodovia até um pátio de embarque que pode ser construído no município de Porteirinha, distrito de Tocandira, pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale. De lá, seguirá por ferrovia até o Porto de Aratu, em Salvador (BA).

Um minerioduto ou um ramal ferroviário ligando as minas a linha do centro estão entre as possibilidades de escoamento do minerio que estão sendo projetadas.

Está prevista a geração de 500 empregos - diretos e indiretos - na fase de implantação e 250 empregos permanentes - diretos e indiretos - durante as operações. Haverá treinamento de mão de obra local, que terá prioridade no preenchimento das vagas.

A expectativa dos prefeitos dos municipios atingidos é que a médio prazo haja investimento para construção de usina de beneficiamento do produto, agregando valor e gerando mais empregos para os trabalhadores locais.

Blog do Alberto Bouchardet, do norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário