Voluntários retiram lixo no Dia Mundial de Limpeza de Praia comemorado com
alegria
Neste domingo(19), o Clube de Desbravadores - Sheikinah e o Movimento Ação Verde promoveram um verdadeiro mutirão de limpeza na “Praia da Saudade” de Almenara- MG. O evento comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praia, iniciado nos Estados Unidos em 1987 e atualmente comemorado em todo o planeta.
A corneta da “Fanfarra” Clube dos Desbravadores deu inicio a programação ecológica. Regida pelo jovem professor Ícaro Torres, a banda puxou uma caminhada do centro da cidade até a praia. Em seguida, os membros do Movimento Ação Verde distribuíram sacos para a retirada do lixo na praia de Almenara. Os voluntários se espalharam em grupos e começaram uma operação pente fino, conforme pediu Hudson Torres aos seus companheiros de Clube.
A mobilização teve a participação de crianças, jovens e adultos. Alguns pais levaram seus filhos para participar e assim cultivaram neles a importância de preservar nossos recursos naturais.
No final da limpeza, os voluntários recolheram cerca de 250 kg de diversos materiais, entre eles: pneus velhos, fraldas infantis, diversas garrafas PET deixadas pelos banhistas, frascos de vermicida animal, plásticos, latas, papéis e vidros. A quantidade de lixo recolhida só não foi maior porque a Secretaria Municipal de Obras disponibilizou na última sexta feira uma equipe para limpar a praia, após receber um ofício dos organizadores do evento solicitando uma ajuda no evento.
O Diário do Jequi entrevistou um turista que visitava pela primeira a praia da cidade. Ricardo, morador de Timóteo, no Vale do Aço, disse: “Nunca tinha visto uma praia fluvial com um banco de areia tão extenso e ainda mais com areia tão fina como esta. Certamente este é um lugar de lazer que deve ser preservado com urgência.” É uma pena que em Almenara ainda não exista sistema de coleta seletiva de lixo. Todo esse material infelizmente será levado para o aterro sanitário municipal. Outro problema grave enfrentado pela praia é a retirada ilegal e criminosa da areia da praia, que além de infringir o artigo 82 da Lei Orgânica Municipal fere ainda mais descaradamente a nossa Constituição Federal.
Alguns caminhoneiros continuam retirando a areia no final da praia. Atualmente a cratera gerada por essa retirada está maior que um campo de futebol e com uma profundidade de mais de dois metros de altura. As autoridades devem começar a tomar providências pois, a população não irá admitir que esse crime ambiental continue.
Enfim, logo após a limpeza da praia, os voluntários participaram de um lanche coletivo e de uma manhã esportiva nas areias finas da Praia da Saudade.
Texto e fotos de Léo Rocha, do Diãrio do Jequi, d Almenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário