segunda-feira, 2 de julho de 2012

Semana do Produtor Rural em Araçuaí mostra técnicas de ações de convivência com a seca


O evento começa neste domingo e vai até o dia 8 de julho. Haverá também discussões sobre crédito rural

José Humberto Timo / Emater-MG
O cultivo de hortaliças em ambiente protegido é uma das técnicas que serão demonstradas para o agricultor na seca.
O cultivo de hortaliças em ambiente protegido é uma das técnicas que serão demonstradas para o agricultor na seca.
Oito dias dedicados exclusivamente ao agricultor familiar de Araçuaí. É o que está previsto para a Semana do Produtor Rural, evento que promete movimentar o município do Vale do Jequitinhonha, entre os dias 1º e 8 de julho, no Parque de Exposições Agropecuárias. A iniciativa é fruto de parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura.  A expectativa dos organizadores é que todo o evento atraia a participação de cerca de 200 agricultores familiares.
Na quinta-feira (05.06), a Emater-MG promoverá um Dia de Campo. A proposta é focar em técnicas próprias para uma região que convive com a realidade da seca. Segundo o extensionista agropecuário José Humberto Timo Sobrinho, serão apresentadas ações como a silagem, produção de hortaliças e mudas em ambiente protegido e em bandejas de isopor, utilização de mandioca na alimentação de animais, e construção a baixo custo de reservatório de água escavado e revestido de lona.
“Vamos orientar os produtores a trabalhar com pouca água e poucos recursos”, diz José Humberto, numa referência às dificuldades do Semiárido mineiro. De acordo o técnico da Emater-MG, o Dia de Campo será dividido em três estações, conforme o assunto.
Crédito
O crédito rural também fará parte da programação especial da Emater-MG para quinta-feira. Além de palestra sobre o tema, 88 agricultores familiares, beneficiários do Pronaf B, receberão cada um deles, um cheque no valor de R$ 2.500. O recurso, que será repassado por representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), faz parte de uma linha de crédito destinada a investimentos em animais como galinhas e porcos, além de construção de pequenos açudes, máquinas e outros implementos agrícolas. De acordo o extensionista José Humberto, a Emater-MG participa da iniciativa, por meio da mobilização dos produtores e no acompanhamento da execução dos projetos aprovados.
O Pronaf mais Alimentos também terá espaço garantido na Semana do Produtor Rural de Araçuaí, com exposição de três tratores agrícolas, implementos, e quatro veículos utilitários (pick-ups) financiados pelo programa. Também será feita a entrega simbólica de um veículo a um agricultor, que faz parte de um grupo de sete produtores já contemplados por esta linha de financiamento. A Emater-MG é a responsável pela elaboração dos projetos beneficiados e o Banco do Brasil é o agente financiador.
Capacitação
Em paralelo às atividades da Semana do Produtor Rural, a equipe técnica da Emater-MG de Araçuaí também vai capacitar 29 agricultores familiares do município, na quarta-feira (04) e na quinta (05). O curso vai discorrer sobre temas como: gestão de propriedade, organização da produção para comercialização, e empreendimentos agroindustriais coletivos. 
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário