Unidade da cidade atenderá também a Coluna e Carbonita
A base descentralizada do SAMU Itamarandiba entrou em operação em abril e beneficiará uma população de 50 mil habitantes.
Além de Itamarandiba os municípios vizinhos de Carbonita e Coluna também serão atendidos. Ambos, localizados a cerca de 50 Km de Itamarandiba e situados numa das principais vias de ligação entre o leste e o norte de Minas.
A unidade, localizada na Avenida Fernão Dias, n. 428 - Bairro Florestal, conta com uma unidade móvel, cinco condutores socorristas e seis técnicos de enfermagem.
De acordo com os coordenadores do SAMU, com a implantação da unidade será reduzido o tempo de resposta na atenção primária com a estabilização dos pacientes e posterior deslocamento para as unidades hospitalares da cidade, ponto complementar do atendimento na região.
Já nos casos mais graves uma unidade móvel avançada - UTI Móvel - será necessária para o deslocamento dos pacientes para unidades de referência em centros médicos distantes como Diamantina ou Belo Horizonte.
O SAMU atende 24 horas e poderá ser acionado, em breve, pelo 192.
A partir de agora as duas unidades hospitalares da cidade passam a adotar o seguinte cronograma de atendimento:
Hospital Itamarandiba: Plantões nos dias pares.
Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra/ hospital referência do SAMU: Plantões todos os dias para urgências e emergências.
Por Pedro Afonso
Nenhum comentário:
Postar um comentário