terça-feira, 7 de junho de 2011

Jequitinhonha tem a menor taxa de escolaridade média do Estado

Jequitinhonha tem a menor taxa de escolaridade média do Estado

Governo de Minas e Prefeituras sabem desta situação mas pouco fazem para enfrentar o problema A escolaridade média ou média de anos de estudo é considerada um importante indicador educacional, uma medida síntese das taxas de rendimento escolar e do nível de atendimento do sistema de ensino. Em Minas Gerais, em 2009, a escolarização média foi de 6,5 anos de estudo, sendo que nas áreas urbanas, a média para a população com 10 anos ou mais foi estimada em 6,8 anos, e nas as áreas rurais, de 4,8 anos de estudo.


A média de anos de estudo para a maioria das Regiões de Planejamento do Estado de Minas Gerais está acima de 6,2 anos de estudo. A menor média é da região de Jequitinhonha/Mucuri, que está próxima dos 5,2 anos médios de estudo.


Isso indica que no Vale a maioria dos estudantes completam apenas a fase inicial do ensino fundamental. Ou seja, nem chegam até a 5ª série ou 6º ano. É uma verdadeira tragédia educacional.Os prefeitos municipais, as três Superintendências Regionais do Ensino de Almenara, Araçuaí e Diamantina deveriam tomar atitudes, junto com as Secretrarias Municipais de Educação, para enfrentar esta situação.
Creio que a própria niversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deveria ser provocada para entrar na dança deste desafio.
Como se não bastasse esta avaliação quantitativa, a qualidade da educação na região vai de mal a pior. Há raros casos de alunos das escolas públicas da região que conseguem entrar em universidades de qualidade. Algumas exceções são tidas como verdadeiras glórias. Às vêzes, referenciadas como se a maioria dos estudantes tivessem o mesmo sucesso. Na realidade, isso se dá muito mais devido ao talento do jovem, mesmo com a péssima qualidade de educação ofertada.


É de se suspeitar quando se vê, na região, escolas com avaliação como as melhores do Estado. Nos últimos anos, dados de avaliação da Secretaria de Estado da Educação divulgaram escolas de Rubelita, Berilo, Itamarandiba e Felício dos Santos como grandes destaques. Porém, os próprios professores informam que estas avaliações são feitas com a orientação e até “cola” para que a escola seja bem avaliada e os profissionais possam ter ganhos salariais pelo desempenho escolar.



Outras regiões
A maior escolarização média foi constada nas regiões Centro-Oeste, Noroeste, Triangulo Mineiro e Zona da Mata, com 6,5 anos de escolarização média. Ressalta-se que na Região Metropolitana de Belo Horizonte o indicador é o mais alto observado no Estado, com a escolarização média calculada em 7,1 anos médios de estudo.
Todos os dados acima foram coletados pela Fundação João Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário