quarta-feira, 8 de junho de 2011

Itamarandiba: avançam as obras da sede da APAC

Itamarandiba: avançam as obras da sede da APAC
Iniciadas as obras do centro de reintegração social de presos

Pedro Afonso

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e comunidade, iniciou, na segunda quinzena de maio, a construção do centro de reintegração social da APAC/Itamarandiba.


No dia 27 de maio, o Juiz de Direito, Adelmo Bragança de Queiroz, o Promotor de Justiça, Felipe de Leon Bellezia de Salles, Presidente da APAC Itamarandiba, Vicente Antônio Fernandes e o Secretário Municipal de Obras, Sargento Bravo, visitaram o espaço onde será edificado o imóvel que servirá como local de ressocialização de presos do município itamarandibano.


O complexo contará com sala para oficinas socioeducativas, sala de reuniões, sala de administração, refeitório, dormitórios e toda estrutura necessária para atender de forma correta os recuperandos.

"Estamos muito contentes com o início das obras. A Prefeitura já está fazendo a limpeza do local e nós com recursos próprios vamos colocar os muros. Para a concretização do projeto serão angariados fundos junto ao Governo do Estado. Vale ressaltar, que em um primeiro momento, nosso objetivo é receber aproximadamente 60 recuperandos que estão no regime aberto ou semi aberto.”, argumentou o Presidente Vicente Fernandes.


A construção do centro de ressocialização é comemorada também pelo Juiz Adelmo Bragança. Segundo ele, a edificação é essencial por mostrar que a sociedade está atingindo um nível mais alto enquanto comunidade para entender que a delinqüência é um problema que deve ser tratado diretamente por ela. E explicou:

“a APAC cria uma perspectiva de que a questão da criminalidade pode ser superada pela materialização do princípio da solidariedade.”


O imóvel será construído no Bairro São João Batista, próximo ao Parque Municipal de Exposições de Itamarandiba, em terreno de 5.000 m², doado pela Prefeitura que disponibilizou, ainda, maquinário para preparação do local e prontificou a doar parte do material de construção.


“A Prefeitura sempre busca fazer o melhor para o município. É com esse pensamento que apoiamos e somos parceiros na construção do centro que será uma grande conquista na vida dos recuperandos. Precisamos resgatar o amor e a dignidade dessas pessoas que merecem toda nossa atenção e ajuda.”, afirmou o Prefeito de Itamarandiba, Tom Costa.


Com o objetivo de recuperar e ressocializar o condenado, a APAC é um método revolucionário e eficiente no que diz respeito à execução de pena. Ela foi criada em 1972 e se tornou conhecida e adotada no Brasil e em vários países do mundo.
Fonte e imagem: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário