quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Fundação João Pinheiro capacita servidores municipais do Jequitinhonha e Mucuri na área de Saúde


Servidores de mais de 20 municípios dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha estão recebendo capacitação a distância na área de gestão em saúde. Oferecido pela Fundação João Pinheiro - FJP, o curso é resultado de uma parceria entre a instituição e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ).
Na aula inaugural, que foi realizada de forma presencial no município de Teófilo Otoni, o pesquisador e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da FJP, Max Melquíades, apresentou aos servidores a metodologia de trabalho e a organização dos módulos do curso, além de explicar sobre o uso das ferramentas de aprendizagem e interação do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O primeiro módulo do curso tem como tema as políticas públicas de saúde, com destaque para as diretrizes doutrinárias e organizativas do Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo irá tratar da gestão financeira e orçamentária da saúde pública e o terceiro irá abordar o ciclo de planejamento, monitoramento e avaliação em saúde. Por fim, o quarto e último módulo terá como tema a regulação dos serviços de saúde.
A enfermeira Clarice Agostini, que participa da capacitação, afirma que a oportunidade chega em boa hora. “Atendo diariamente pessoas com diversos problemas e questões sociais bem difíceis de enfrentar, são muitos diagnósticos ruins. Por isso, pelos temas abordados, o curso tem muito a acrescentar no meu dia a dia”, avalia.
Para a pesquisadora da FJP Maria Nogueira, uma das professoras da capacitação, o curso tem muita relevância para esses profissionais.  “é muito importante por que é um momento de conhecer mais alguns aspectos relacionados ao SUS e à gestão de saúde pública. Também do ponto de vista da cidadania, por que todos, em alguns momentos, somos usuários do SUS e precisamos conhecer bem e atuar para aperfeiçoar esse modelo que é tão incompreendido e atacado”.
O curso tem previsão de conclusão em novembro de 2019 e poderá ser seguido por outras ações de capacitação de profissionais das regiões atendidas. 



Fonte:  Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário