A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar audiência pública para debater o tema, na próxima quarta-feira (16.05).
Foto: divulgação
No dia 4 de dezembro último foi realizada no Galpão Cultural da cidade, a 1ª Audiência Pública para debater o assunto.
A luta da população de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, pela construção do Hospital de Controle e Combate ao Câncer é antiga e há anos vem sendo liderada pela Associação Capelinhense de Apoio aos Portadores de Câncer (Acpac). Para debater a possibilidade de implantação dessa unidade hospitalar no município, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública, na próxima quarta-feira (16) .
A reunião terá início às 9 horas, no Plenarinho II da Assembleia, a requerimento do presidente da Comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), atendendo a demanda da comunidade. Além de prefeitos e vereadores de municípios da região, já confirmaram presença na audiência a coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da Secretaria de Estado de Saúde, Berenice Navarro Antoniazzi, e a presidente da Acpac, Mônica Marques de Abreu.
Sob a liderança da entidade, vários segmentos da população local vêm se mobilizando na tentativa de reunir esforços para a construção de um hospital do câncer no município. Em uma rede social, a presidente da associação justifica a necessidade afirmando que “muitos pacientes chegam a viajar mais de seiscentos quilômetros até a capital mineira em busca de tratamento”.
Mobilização
- Para intensificar a mobilização, diretores da entidade vêm realizando reuniões e audiências públicas, além de percorrer vários municípios da região, divulgando o projeto. No dia 4 de dezembro de 2017, uma audiência pública foi realizada no Galpão Cultural, bairro das Acácias, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, para discutir diretrizes e estratégias com a participação de políticos, lideranças comunitárias e população em geral.
Este ano, para debater o assunto, diretores e funcionários da associação já visitaram os municípios de Setubinha (6 de março), Minas Novas (9 de março), São Sebastião do Maranhão (19 de março) e Poté (20 de março).
Reuniões Interativas –
Quem não puder comparecer à reunião na ALMG poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Capelinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário