Licença ambiental para a construção das obras de asfaltamento é somente para o trecho de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa, em um percurso de 61 km.
O trecho que atravessa o Vale do Jequitinhonha fica praticamente inutilizado em período de chuvas
Foto: Gazeta de Araçuai
Desde 2013 Equipe do Exército baseada em Virgem da Lapa, faz manutenção do trecho ao custo de R$ 23 milhões.
Durante a cerimônia do Fórum do Território Médio/Baixo Jequitinhonha, em Almenara, dia 17.07, o Governo de Minas entregou a licença ambiental para as atividades de pavimentação e melhoramento da BR-367, no trecho entre Almenara e Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
A obra de pavimentação da BR-367, que atravessa o Vale do Jequitinhonha, ganhou sinal este verde quando foram concedidas as licenças ambientais que faltavam para a liberação de recursos.
Os 122 quilômetros da rodovia federal em estrada de terra foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2010.
Desde então, moradores e lideranças da região lutam para conseguir a liberação de verbas para a obra. O trecho fica praticamente inutilizado em período de chuvas e é um dos grandes entraves para o desenvolvimento da região mais pobre de Minas Gerais.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou os editais para a pavimentação dos trechos entre Virgem da Lapa e Salto da Divisa, no entanto, a previsão inicial de começar a obra em 2014 não se concretizou.
Dois trechos da BR 367 ainda estão literalmente no chão ( Almenara-Jacinto -Salto da Divisa) e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte- Minas Novas). Em 2002, o DNIT liberou R$ 59,6 milhões para o asfaltamento dos dois trechos. Uma parte, o governador Itamra Franco usou para pagar o 13º do funcionalismo estadual. Grande parte da verba foi gasta pelo DER_MG, prestou contas sem realizar a obra.
O Secretário de Planejamento e Gestão Helvécio Magalhães representou o governador Fernando Pimentel no evento e entregou a licença ambiental concedida pelo governo mineiro para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é o primeiro passo para a realização da obra.
“Precisamos dar os passos seguintes, porque, até agora, temos a parte de responsabilidade do Estado, que é a licença ambiental. Agora, o governo federal terá que licitar e executar essa obra, que é fundamental para a região”, disse. Segundo o secretário, a obra na rodovia federal não foi realizada nos governos do ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff porque o governo mineiro, até então, não havia dado a licença ambiental.
Com a liberação ambiental, a obra depende agora dos repasses federais para começar a sair do papel.
Fontes: Gazeta de Araçuaí e Agência Minas
Durante a cerimônia do Fórum do Território Médio/Baixo Jequitinhonha, em Almenara, dia 17.07, o Governo de Minas entregou a licença ambiental para as atividades de pavimentação e melhoramento da BR-367, no trecho entre Almenara e Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
A obra de pavimentação da BR-367, que atravessa o Vale do Jequitinhonha, ganhou sinal este verde quando foram concedidas as licenças ambientais que faltavam para a liberação de recursos.
Os 122 quilômetros da rodovia federal em estrada de terra foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2010.
Desde então, moradores e lideranças da região lutam para conseguir a liberação de verbas para a obra. O trecho fica praticamente inutilizado em período de chuvas e é um dos grandes entraves para o desenvolvimento da região mais pobre de Minas Gerais.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou os editais para a pavimentação dos trechos entre Virgem da Lapa e Salto da Divisa, no entanto, a previsão inicial de começar a obra em 2014 não se concretizou.
Dois trechos da BR 367 ainda estão literalmente no chão ( Almenara-Jacinto -Salto da Divisa) e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte- Minas Novas). Em 2002, o DNIT liberou R$ 59,6 milhões para o asfaltamento dos dois trechos. Uma parte, o governador Itamra Franco usou para pagar o 13º do funcionalismo estadual. Grande parte da verba foi gasta pelo DER_MG, prestou contas sem realizar a obra.
Dois trechos da BR 367 ainda estão literalmente no chão ( Almenara-Jacinto -Salto da Divisa) e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte- Minas Novas). Em 2002, o DNIT liberou R$ 59,6 milhões para o asfaltamento dos dois trechos. Uma parte, o governador Itamra Franco usou para pagar o 13º do funcionalismo estadual. Grande parte da verba foi gasta pelo DER_MG, prestou contas sem realizar a obra.
O Secretário de Planejamento e Gestão Helvécio Magalhães representou o governador Fernando Pimentel no evento e entregou a licença ambiental concedida pelo governo mineiro para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que é o primeiro passo para a realização da obra.
“Precisamos dar os passos seguintes, porque, até agora, temos a parte de responsabilidade do Estado, que é a licença ambiental. Agora, o governo federal terá que licitar e executar essa obra, que é fundamental para a região”, disse. Segundo o secretário, a obra na rodovia federal não foi realizada nos governos do ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff porque o governo mineiro, até então, não havia dado a licença ambiental.
“Precisamos dar os passos seguintes, porque, até agora, temos a parte de responsabilidade do Estado, que é a licença ambiental. Agora, o governo federal terá que licitar e executar essa obra, que é fundamental para a região”, disse. Segundo o secretário, a obra na rodovia federal não foi realizada nos governos do ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff porque o governo mineiro, até então, não havia dado a licença ambiental.
Com a liberação ambiental, a obra depende agora dos repasses federais para começar a sair do papel.
Um comentário:
Gente cadè o asfalto no trecho Berilo/mg A Aracuai/mg vamos fechar esse trecho ai, todos os dias parar essas carretas ai, so libera quando o DNIT forem ai, problema e deles, não confia em polico não, voves estão vendo como esta a polica no Brasil. Deixa essas empresas tomarem prejuizo ai eles cobram tambem, um abraço
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