MEC autoriza 160 novas vagas para cursos de medicina em federais de MinasUFVJM-Diamantina e UFAL - Alfenas terão 60 vagas cada e UFSJ - São João del-Rei vai oferecer 40 vagas
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de mais 160 vagas para cursos de medicina no interior de Minas Gerais. Serão 60 novas vagas para graduação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 40 para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e 60 para Universidade Federal de Alfenas (UFAL).
No caso da UFVJM, o curso será ofertado no campus de Diamantina.
Saiba mais...
A autorização foi publicada nesta quinta-feira por meio da Portaria 654/2013 e faz parte do esforço do governo federal, no âmbito do Programa Mais Médicos, para ampliar o número de vagas de graduação.
Em breve, outras quatro mineiras devem receber cursos de medicina. O MEC escolheu Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas para implantação de cursos de graduação em instituições particulares de educação superior.
Publicado no Estado de Minas, em 13.12.13.
Comentário do Blog:
Médicos para o interior, para o Vale
Médicos para o interior, para o Vale
Esta decisão do governo federal está vinculada ao Programa Mais Médicos que tem o objetivo de interiorização dos profissionais de medicina no país.
O Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, afirmou em várias ocasiões, que a criação do curso de medicina, na Nossa Universidade, tinha o objetivo de formar profissionais para servir a região. Tanto é que a própria universidade já reservava uma boa quantidade de vagas destinadas aos estudantes do Vale, através do Processo Seletivo Seriado - SASI. Assim, a possibilidade do futuro profissional continuar morando e atuando na região, seria maior.
Ele declarou a uma comissão do Movimento A UFVJM é nossa ! (a médica e vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville; e representantes de Capelinha, Álbano Silveira Machado, Vicência Guimarães e a professora Élida) que seu desejo é vincular o aprendizado dos estudantes de medicina às necessidades do povo do Vale do Jequitinhonha.
Assim, a Comissão e principalmente Rita Capdeville, debateu com o Reitor as possibilidades de utilização dos hospitais de Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim, Almenara e outras unidades de saúde da região, serem laboratórios de formação dos estudantes de Medicina da UFVJM.
Com a experiência de trabalho na UFMG, Rita acredita que o ensino médico na UFVJM pode inovar com a formação de profissionais comprometidos com a realidade do Vale.
Este debate aconteceu, em junho de 2012, na Reitoria da UFVJM, em Diamantina, no Alto Jequitinhonha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário