O prefeito de Araçuaí decretou situação de emergência na última quinta feira, dia 19 de dezembro, em função das fortes chuvas que caíram na região e provocaram inundações.
As chuvas começaram a cair em toda a região no último final de semana provocando o aumento do volume de água de córregos e rios que cortam o Vale do Jequitinhonha. A maioria deles transbordou. A situação começou a se agravar na terça feira, dia 17 de dezembro, quando o Rio Preto, Itamarandiba, Fanado e Capivari, todos localizados na região do alto Vale, começaram a descer com grande quantidade de água barrenta, mesma situação dos Rios Araçuaí e Jequitinhonha e dos córregos Setúbal e Gravatá que passam pelo Médio Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
Desde 01 h da manhã de quarta feira ( 18/12/2013), servidores da Prefeitura Municipal de Araçuaí começaram a monitorar a situação dos moradores das ruas localizadas próximas à beira do rio, na região histórica da cidade e, também, no bairro Esplanada. Estas áreas começaram a correr o risco de serem alagadas. O nível da água do rio subiu e represou o Córrego Calhauzinho que na tarde da última quarta feira chegou à rua próxima a Praça do Coreto invadindo, inclusive, o quintal de algumas casas localizadas na parte mais baixa da cidade. Até ás 17 horas de quarta feira, a Prefeitura tinha contabilizado somente á transferência das 20 famílias alojadas em prédios escolares da cidade, neste número não constavam as famílias que mudaram para casas de parentes e amigos.
Durante a noite de quarta feira, dia 17 e madrugada e manhã de quinta feira, dia 18 de dezembro, a situação piorou. O que era risco virou realidade, o nível da água do Rio Araçuaí e do Córrego Calhauzinho subiu bastante invadindo e inundando casas e estabelecimentos comerciais localizados na parte mais baixa da cidade.
A inundação atingiu o Centro histórico da cidade e os Bairros: Esplanada, Corredor, Arraial e a parte baixa do São Jorge. A Zona Rural também foi atingida, especialmente, as comunidades ribeirinhas dos Córregos Gravatá e Setúbal e dos Rios Araçuaí e Jequitinhonha.
Após todos os levantamentos concluídos na tarde da última quinta feira foi constatado que aproximadamente trezentas e quinze famílias foram desabrigadas, sendo que destas, sessenta foram alojadas em Escolas Municipais e Estaduais, sob a responsabilidade do município e, duzentas e cinqüenta e cinco foram para casas de amigos e parentes. Além disso, a inundação atingiu a Unidade Básica de Saúde do Bairro Arraial, o Pátio do Setor de Transporte Municipal e onze estabelecimentos comerciais privados.
A prefeitura durante este período disponibilizou todos os seus caminhões e carros, juntamente com motoristas e garis, inclusive, os que estavam fora do horário de trabalho, para auxiliarem na remoção das famílias atingidas pelas águas do rio. Comerciantes, também, solidarizaram com a situação e auxiliaram nos trabalhos. Além dos carros, equipes das áreas de saúde e assistência social acompanham as famílias desabrigadas, com a disponibilização de Assistente Social e Psicólogo. As famílias sob responsabilidade do município recebem café da manhã, almoço e jantar, além de acompanhamento médico quando necessário. O prefeito municipal, Armando Jardim Paixão acompanha pessoalmente os trabalhos nas áreas afetadas reafirmando o total apoio do poder público municipal às famílias atingidas.
Nesta sexta feira, dia 20 de dezembro, o sol voltou a sair e as águas do Rio Araçuaí e Córrego Calhauzinho baixaram bastante deixando um rastro de lama e muita sujeira.
Fonte: http://aracuai.mg.gov.br
Fonte: http://aracuai.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário