quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

IEPHA lança publicação sobre a Festa do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte

IEPHA LANÇA CADERNOS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, é contada por meio de uma publicação lançada nesta sexta-feira, 22.11, pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 

Cadernos do Patrimônio Imaterial traz em sua primeira edição tudo sobre a festa que foi registrada, por unanimidade pelo Conselho Estadual do Patrimônio, como Bem Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais em maio de 2013.

Para a realização deste projeto o IEPHA contou com o apoio do Shopping Xavantes, que patrocinou a impressão de quatro mil exemplares do caderno, se tornando assim um grande aliado na divulgação dos projetos culturais desenvolvidos pelo instituto. Para o empresário Leonardo Furman, dono shopping, parcerias como essas são sempre muito válidas. “Podem contar conosco no sentido de divulgar trabalhos tão importantes como o da Festa em Chapada do Norte”, afirmou Leonardo. 


O presidente do IEPHA, Fernando Cabral, ressaltou a relevância de cada etapa no processo, até chegar ao produto final. “Foram necessárias muitas horas de pesquisa, entrevistas, gravações, participações nas mais variadas demonstrações de fé durante a festa”, lembra Fernando. 

img-7730img-7734

Segundo o Gerente de Patrimônio Imaterial do IEPHA, Luis Mundim, o caminho a ser percorrido é longo, mas a publicação deste caderno já é um passo importante na luta pela preservação do patrimônio cultural imaterial.

Fonte: site do IEPHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário