domingo, 8 de dezembro de 2013

Dois médicos cubanos começam a trabalhar em Novo Cruzeiro

A médica atuará no PSF da cidade; o médico trabalha em Queixada, distrito a 42 km da zona urbana

SAM_2453
Nesta última sexta-feira, 06.12.13, o município de Novo Cruzeiro, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, recebeu médicos cubanos do programa federal MAIS MÉDICOS, que pretende acabar com a falta de profissionais da medicina no Brasil. São dois que irão atuar na cidade, Dr Carlos Fernandes Pena e Drª Carida Bernudes Odelin.
Ainda em pouco tempo, se demonstraram pessoas simples, muito parecidos com os brasileiros. Foram formados em 6 anos do curso de medicina, com 2 anos de curso em Assistência Social e com mais 3 anos de Especialização em medicina Familiar.
O Dr.Carlos possuindo 23 anos de formação e a Drª. Carida 19 anos, contam que em Cuba já estão acostumados com esse tipo de parceria com outros países, mas essa é a primeira vez em um país que não fala o espanhol.Com relação ao Brasil,passaram por uma prova oral e escrita onde tiveramcontato com os casos mais comuns da medicina familiar brasileira.
Os profissionais só atenderão PSF e já estão prontos para iniciarem os trabalhos. Dr. Carlos Fernandes irá atuar no distrito de Queixada, e a Drª. Carida ficará na cidade, atuando no PSF do Bairro Anastácio Roque. Ainda segundo os médicos, é grande a expectativa para o início do trabalho e para conhecer os pacientes Neocruzeirenses.
De acordo com o depoimento da Secretaria de Saúde Viviane, será muito proveitoso para a população ter uma oportunidade como essa, numa troca de cultura mútua entre a população de Novo Cruzeiro e os médicos cubanos.
E assim se inicia o projeto de revitalização da saúde pública na cidade, com grande expectativa da população e dos novos médicos.
Fonte: Estação NC

Nenhum comentário:

Postar um comentário