segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fernando Pimentel entrega máquinas do PAC 2 a 323 prefeituras de Minas

38 equipamentos foram doados a 
municípios do Vale do Jequitinhonha

 O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, entregou na manhã desta segunda-feira (23.12.13) em Belo Horizonte, 335 máquinas e equipamentos a 323 municípios mineiros. Foram entregues 152 retroescavadeiras, 32 motoniveladoras, 26 caminhões-pipa e 125 caminhões-caçamba, o maior número de veículos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) entregues numa mesma cerimônia. O investimento foi de R$ 71,1 milhões e beneficiará 180 mil famílias de agricultores familiares mineiros.
Agora, todos os 5.071 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes terão pelo menos uma retroescavadeira do PAC Equipamentos. No total, quatro milhões de famílias de agricultores familiares estão sendo beneficiadas. Somente em Minas Gerais foram entregues 1.272 máquinas do PAC 2 Equipamentos, incluindo as de hoje. Até 2014, outras 1.372 serão distribuídas aos municípios mineiros, no total de 2.644 máquinas.

Deputado federal Gabriel Guimarães, Thiago Pimenta, prefeito de Angelândia, e o Ministro Fernando Pimentel

"A lógica do PAC Equipamentos é permitir aos prefeitos atender à população e gerar emprego e renda no Brasil, já que as máquinas distribuídas são produzidas pela nossa indústria. É por programas como esses que o nível de emprego no Brasil é o mais alto da nossa história", destacou Fernando Pimentel. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 4,6% no mês de novembro.

As retroescavadeiras, as motoniveladoras e os caminhões-caçamba são um importante reforço à gestão dos prefeitos, que agora poderão realizar por conta própria obras de conservação de estradas vicinais, usadas tanto para locomoção dos moradores quanto para escoamento da produção agrícola. Os caminhões-pipa servirão ao abastecimento d´água a milhares de pessoas que sofrem com a mais forte seca dos últimos anos.
As máquinas compradas pelo PAC Equipamentos são fabricadas no Brasil. A compra de produtos nacionais, estimulando a indústria e gerando emprego e renda, foi feita por meio do programa de compras governamentais, que permite ao governo pagar até 25% por produtos nacionais nas licitações públicas. A política de incentivos integra o Plano Brasil Maior, formulado e coordenado pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Além do ministro Pimentel, participaram da solenidade no Parque de Exposições Bolívar de Andrade o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, e prefeitos dos municípios beneficiados.

Confira aqui os municípios do Vale beneficiados pelo PAC 2, nesta segunda-feira:

CAMINHÃO CAÇAMBA- 30
Araçuaí
Berilo
Cachoeira do Pajeú
Caraí
Carbonita
Chapada do Norte
Cristália
Curral de Dentro
Diamantina
Felisburgo
Itaobim
Itinga
Jacinto
Jequitinhonha
Joaíma
Jordânia
José Gonçalves de Minas
Leme do Prado
Mata Verde
Medina
Monte Formoso
Novorizonte
Padre Paraíso
Pedra Azul
Rio Pardo de Minas
Salto da Divisa
Santa Cruz de Salinas
Santo Antônio do Jacinto
Serro
Virgem da Lapa

Caminhão Pipa - 8
Angelândia
Divisa Alegre
Itamarandiba
Minas Novas
Ponto dos Volantes
Rubelita
Rubim
Salinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário