terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz marca comemorações do Dia dos Gerais

Vinte personalidades foram agraciadas com as comendas pela contribuição ao desenvolvimento do Norte do Estado; solenidade foi realizada no município de Matias Cardoso

Manoel Freitas
Solenidade de entrega das medalhas foi realizada neste domingo, no município de Matias Cardoso
Solenidade de entrega das medalhas foi realizada neste domingo, no município de Matias Cardoso
Download
A solenidade de entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz foi realizada neste domingo (08.12) no município de Matias Cardoso, no Norte de Minas, como parte das atividades comemorativas ao “Dia dos Gerais”, quando a cidade se transformou na capital do Estado nos termos do Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011. Vinte pessoas foram agraciadas com as comendas Maria da Cruz (personalidades femininas) e Matias Cardoso (personalidades masculinas), como reconhecimento cívico do Governo de Minas Gerais àqueles que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, que presidiu a solenidade, falou sobre o significado do momento. “O Norte do Estado passa por mudança em termo do padrão de desenvolvimento, o mesmo que acontece nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trata-se do resultado da nova realidade administrativa consolidada a partir de 2003, que prossegue na atual gestão estadual. Investimentos e obras iniciaram o resgate de dívida secular em relação ao Grande Norte. Há muito ainda por fazer e seguiremos em frente com esse objetivo”, disse o secretário, que representou na cerimônia o governador Antonio Anastasia.
Um movimento no Norte de Minas de revisão histórica defende maior importância a ser creditada a essa região, no conjunto da história mineira. Esse movimento foi responsável pela iniciativa da criação do “Dia dos Gerais”. A cidade de Matias Cardoso, cujo nome homenageia personagem histórico, abriga a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1695, sendo esse templo mais antigo do que as igrejas de Mariana e de Ouro Preto.
Ao falar em nome dos homenageados, a promotora de Justiça Ana Eloisa Marcondes da Silveira destacou a vida de Maria da Cruz, personagem da história da região, que antes mesmo da Inconfidência Mineira lutou contra o pagamento de impostos a Portugal. “A medalha que recebo leva o nome da sertaneja que viveu num tempo muito mais difícil para uma mulher se destacar. Devemos continuar a sua luta”, disse ela.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, o prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, parlamentares e outras autoridades regionais.
Fonte:Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário