Raposa pega Defensor-URU, Chile 3 ou Guarani-PAR e Peru 2 na Libertadores
Fotos: Washington Alves/Textual
Guerreiros, depois de uma longa e cansativa cerimônia em Assunción, finalmente conhecemos os primeiros adversários do Cruzeiro na Libertadores 2014. Em termos. Na verdade, o único que está garantido no grupo é o Defensor do Uruguai.
No mais, faltam definições nacionais e também da Primeira fase da Libertadores para conhecermos todos os nossos adversários.
O Cruzeiro caiu no grupo 5, juntamente com o Defensor do Uruguai, Peru 2 (Universitário ou Real Garcilaso) e o vencedor do confronto entre Chile 3 x Guarani do Paraguai.
O Chile 5 poderá ser Deportes Iquique, Palestino, Universidad Católica e Universidad de Chile. A definição acontecerá no dia 22 de dezembro, apenas. O vencedor dessa liguilla entra na pré-Libertadores para enfrentar o Guarani-PAR.
Tendo em vista todas estas possibilidades, acredito que o grupo do Cruzeiro está relativamente fácil, dá para se classificar em primeiro até com certa tranquilidade. Acredito que quem pode oferecer alguma resistência seria a Universidad de Chile, se for o caso.
O único definido, o Defensor é um adversário chato de se jogar. Seu estádio é o Luis Fanzini, localizado no Parque Rodó em Montevidéo. com capacidade para 18 mil pessoas, um caldeirão. Mas o Cruzeiro tem totais condições de ganhar as duas partidas, tanto no Mineirão, quanto no Uruguai.
Dos peruanos, o mais tradicional é o Universitário, que já foi vice campeão da Libertadores em 1972. Eles mandam seus jogos em um estádio moderno, o Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil pessoas que foi inaugurado em 2000. Já o Real Garcilaso é um emergente no Peru. Fundado em 2009, disputou a sua primeira Libertadores ano passado. Seu estádio é o Inca Garcilaso de la Vega, com capacidade para 45 mil pessoas e fica na altitude de Cuzco (3400 metros). Esse é o problema.
Será um confronto duro entre os peruanos. A definição sai no próximo domingo. O Garcilaso venceu a primeira partida por 3 a 2 em Cuzco. Agora o Universitário terá que reverter essa vantagem em Lima. O derrotado deste mata-mata será o Peru 2 e entra no grupo do Cruzeiro.
Outro que pode entrar no caminho do Cruzeiro é o Guarani do Paraguai, que deve vencer o chileno para acessar ao grupo. Já enfrentamos esse adversário na Libertadores de 2011. Goleamos na Arena do Jacaré por 4 a 0 e ganhamos por 2 a 0 no Paraguai. Acredito que nem se classifique na pré-Libertadores.
Na pior das hipóteses, teríamos Defensor, Universidad de Chile e a altitude do Real Garcilaso. Mas nada que assuste muito. Acredito que vamos nos classificar e em primeiro no grupo e na classificação geral, fato que nos daria a vantagem de decidir em casa sempre.
Vamos aguardar as definições para que possamos dissecar melhor o nosso grupo.
ARROMBA, ZEIRÃO!!!
Publicação de Paulo C. Almeida, no Blog Guerreiro dos Gramados
Atlético enfrenta times sem tradição e pode reencontrar Riascos na LibertadoresAtlético está no grupo de Zamora, Nacional-PAR e Independiente Santa Fe ou Morelia
Thiago Madureira - Superesportes e Gustavo Andrade - Superesportes
Victor defendeu com o pé esquedo pênalti cobrado por Riascos, que agora defende o Morelia |
Caso os mexicanos do Morelia avancem da pré- Libertadores, o time de Cuca reencontrará o atacante Riascos. No ano passado, jogando pelo Tijuana, ele desperdiçou um pênalti no minuto final, no jogo de volta contra o Atlético, no Independência, pelas quartas de final da competição. Outro fato curioso da primeira fase é que o Galo enfrentará time do irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
Zamora: adversário da terra de Hugo Chávez
Primeiro adversário do Atlético na disputa pelo bicampeonato, o Zamora é presidido por Adelis Chávez, irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Foi sob o comando do atual mandatário que o clube atingiu seus primeiros momentos de destaque.
O título nacional na temporada 2012/2013 é o primeiro da história do Zamora, que participou da Copa Libertadores apenas uma vez. Em 2012, foi eliminado na fase de grupos. A chave contava ainda com Fluminense, Boca Juniors e Arsenal.
Nacional foi derrotado pelo Corinthians na fase de grupos da Libertadores em 2012 |
Pouco conhecido fora do Paraguai, o Nacional foi campeão nacional nove vezes. A vaga na Copa Libertadores de 2014 foi alcançada pelo título do último Torneio Apertura.
Embora atue em Assunção, o Nacional optou por mandar a partida contra o Corinthians em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil. A decisão foi motivada para atrair torcedores corintianos e, consequentemente, aumentar a renda da partida. Com o apoio de sua torcida, o time paulista jogou “em casa”.
Independiente Santa Fe x Monarcas Morelia: Riascos pode voltar ao Horto
Caso o time mexicano avance, o Atlético encontrará um jogador de boas lembranças. Riascos, ex-Tijuana, é a principal contratação do Monarcas Morelia para a disputa da Copa Libertadores. O atacante encontrou o Galo nas quartas de final da última edição da competição. Ele desperdiçou a chance de classificação dos “Xolos” no minuto final. Victor defendeu o pênalti e garantiu a vaga aos alvinegros. Nas duas partidas, Riascos marcou dois gols, um no México e outro no Brasil.
Atlético eliminou Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana de 2010 |
Por sua vez, o Independiente Santa Fe garantiu uma vaga na maior competição do continente por ser o melhor colombiano no agregado da liga local. Um aliado da equipe é a altitude de Bogotá. A capital colombiana fica a 2.650 metros acima do nível do mar. Ano passado, o Atlético encarou os 3.600 metros de La Paz. Saiu de lá com uma vitória sobre The Strongest, por 2 a 1.
Os colombianos disputaram seis edições da competição. A melhor participação foi no ano passado, quando chegou à semifinal. Nas oitavas, eliminou o Grêmio. Acabou caindo para o Olimpia, na semifinal. Um dos destaques do time é o meio-campo Omar Pérez. O experiente jogador, de 32 anos, foi um dos maestros do time na melhor campanha da história.
Em 2010, o Atlético encontrou o Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana. Em duelo pelas oitavas de final, o Galo levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0, em casa, e derrota por 1 a 0, em Bogotá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário