sábado, 14 de dezembro de 2013

Libertadores: Cruzeiro e Atlético enfrentam adversários fracos e sem tradição

Raposa pega Defensor-URU, Chile 3 ou Guarani-PAR e Peru 2 na Libertadores


Fotos: Washington Alves/Textual


Guerreiros, depois de uma longa e cansativa cerimônia em Assunción, finalmente conhecemos os primeiros adversários do Cruzeiro na Libertadores 2014. Em termos. Na verdade, o único que está garantido no grupo é o Defensor do Uruguai.
No mais, faltam definições nacionais e também da Primeira fase da Libertadores para conhecermos todos os nossos adversários.
O Cruzeiro caiu no grupo 5, juntamente com o Defensor do Uruguai, Peru 2 (Universitário ou Real Garcilaso) e o vencedor do confronto entre Chile 3 x Guarani do Paraguai.
O Chile 5 poderá ser Deportes Iquique, Palestino, Universidad Católica e Universidad de Chile. A definição acontecerá no dia 22 de dezembro, apenas. O vencedor dessa liguilla entra na pré-Libertadores para enfrentar o Guarani-PAR.
Tendo em vista todas estas possibilidades, acredito que o grupo do Cruzeiro está relativamente fácil, dá para se classificar em primeiro até com certa tranquilidade. Acredito que quem pode oferecer alguma resistência seria a Universidad de Chile, se for o caso.
O único definido, o Defensor é um adversário chato de se jogar. Seu estádio é o Luis Fanzini, localizado no Parque Rodó em Montevidéo. com capacidade para 18 mil pessoas, um caldeirão. Mas o Cruzeiro tem totais condições de ganhar as duas partidas, tanto no Mineirão, quanto no Uruguai.
Dos peruanos, o mais tradicional é o Universitário, que já foi vice campeão da Libertadores em 1972. Eles mandam seus jogos em um estádio moderno, o Monumental de Lima, com capacidade para 80 mil pessoas que foi inaugurado em 2000. Já o Real Garcilaso é um emergente no Peru. Fundado em 2009, disputou a sua primeira Libertadores ano passado. Seu estádio é o Inca Garcilaso de la Vega, com capacidade para 45 mil pessoas e fica na altitude de Cuzco (3400 metros). Esse é o problema.
Será um confronto duro entre os peruanos. A definição sai no próximo domingo. O Garcilaso venceu a primeira partida por 3 a 2 em Cuzco. Agora o Universitário terá que reverter essa vantagem em Lima. O derrotado deste mata-mata será o Peru 2 e entra no grupo do Cruzeiro.
Outro que pode entrar no caminho do Cruzeiro é o Guarani do Paraguai, que deve vencer o chileno para acessar ao grupo. Já enfrentamos esse adversário na Libertadores de 2011. Goleamos na Arena do Jacaré por 4 a 0 e ganhamos por 2 a 0 no Paraguai. Acredito que nem se classifique na pré-Libertadores.
Na pior das hipóteses, teríamos Defensor, Universidad de Chile e a altitude do Real Garcilaso. Mas nada que assuste muito. Acredito que vamos nos classificar e em primeiro no grupo e na classificação geral, fato que nos daria a vantagem de decidir em casa sempre.
Vamos aguardar as definições para que possamos dissecar melhor o nosso grupo.
ARROMBA, ZEIRÃO!!!
Publicação de Paulo C. Almeida, no Blog Guerreiro dos Gramados
Atlético enfrenta times sem tradição e pode reencontrar Riascos na Libertadores

Atlético está no grupo de Zamora, Nacional-PAR e Independiente Santa Fe ou Morelia


Thiago Madureira - Superesportes e Gustavo Andrade - Superesportes

Victor defendeu com o pé esquedo pênalti cobrado por Riascos, que agora defende o Morelia (REUTERS/Washington Alves )
Victor defendeu com o pé esquedo pênalti cobrado por Riascos, que agora defende o Morelia

No Grupo 4 da Copa Libertadores de 2014, o Atlético, atual campeão, terá pela frente clubes sem tradição no torneio. Zamora-VEN, Nacional-PAR e Independiente Santa Fe-COL ou Monarcas Morelia-MEX têm poucas participações e raramente avançam até as fases decisivas da competição.

Caso os mexicanos do Morelia avancem da pré- Libertadores, o time de Cuca reencontrará o atacante Riascos. No ano passado, jogando pelo Tijuana, ele desperdiçou um pênalti no minuto final, no jogo de volta contra o Atlético, no Independência, pelas quartas de final da competição. Outro fato curioso da primeira fase é que o Galo enfrentará time do irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

Apesar da impressão de facilidade, o goleiro Victor adota discurso cauteloso. “A Libertadores não tem nada fácil para ninguém. Cada time tem suas características, jogam de jeito diferente. Fora de casa é muito difícil. Tem altitude que pode interferir. Não existe vida fácil. Mas quando você passa por dificuldades, engrandece muito a conquista”, disse.

Zamora: adversário da terra de Hugo Chávez

Primeiro adversário do Atlético na disputa pelo bicampeonato, o Zamora é presidido por Adelis Chávez, irmão do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Foi sob o comando do atual mandatário que o clube atingiu seus primeiros momentos de destaque.

O título nacional na temporada 2012/2013 é o primeiro da história do Zamora, que participou da Copa Libertadores apenas uma vez. Em 2012, foi eliminado na fase de grupos. A chave contava ainda com Fluminense, Boca Juniors e Arsenal.

Nacional foi derrotado pelo Corinthians na fase de grupos da Libertadores em 2012 (AFP PHOTO Norberto Duarte)
Nacional foi derrotado pelo Corinthians na fase de grupos da Libertadores em 2012
Nacional: time paraguaio jamais passou da fase de grupos

Pouco conhecido fora do Paraguai, o Nacional foi campeão nacional nove vezes. A vaga na Copa Libertadores de 2014 foi alcançada pelo título do último Torneio Apertura.

Esta será a sétima participação da equipe no principal torneio de clubes do continente. O Nacional jamais passou da fase de grupos. Nas duas últimas vezes em que esteve presente, enfrentou times brasileiros: o São Paulo, em 2010, e o Corinthians, em 2012.

Embora atue em Assunção, o Nacional optou por mandar a partida contra o Corinthians em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil. A decisão foi motivada para atrair torcedores corintianos e, consequentemente, aumentar a renda da partida. Com o apoio de sua torcida, o time paulista jogou “em casa”.

Independiente Santa Fe x Monarcas Morelia: Riascos pode voltar ao Horto

A última vaga do Grupo 4 sai do confronto preliminar entre Independiente Santa Fe-COL e Monarcas Morelia-MEX. 

Caso o time mexicano avance, o Atlético encontrará um jogador de boas lembranças. Riascos, ex-Tijuana, é a principal contratação do Monarcas Morelia para a disputa da Copa Libertadores. O atacante encontrou o Galo nas quartas de final da última edição da competição. Ele desperdiçou a chance de classificação dos “Xolos” no minuto final. Victor defendeu o pênalti e garantiu a vaga aos alvinegros. Nas duas partidas, Riascos marcou dois gols, um no México e outro no Brasil.

Atlético eliminou Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana de 2010 (REUTERS/Pedro Vilela )
Atlético eliminou Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana de 2010
O Monarcas participou apenas de duas edições da Libertadores. Em 2002, foi eliminado para o América do México, nas quartas de final. Naquele ano, o Olímpia sagrou-se campeão ao bater o São Caetano.

Por sua vez, o Independiente Santa Fe garantiu uma vaga na maior competição do continente por ser o melhor colombiano no agregado da liga local. Um aliado da equipe é a altitude de Bogotá. A capital colombiana fica a 2.650 metros acima do nível do mar. Ano passado, o Atlético encarou os 3.600 metros de La Paz. Saiu de lá com uma vitória sobre The Strongest, por 2 a 1.

Os colombianos disputaram seis edições da competição. A melhor participação foi no ano passado, quando chegou à semifinal. Nas oitavas, eliminou o Grêmio. Acabou caindo para o Olimpia, na semifinal. Um dos destaques do time é o meio-campo Omar Pérez. O experiente jogador, de 32 anos, foi um dos maestros do time na melhor campanha da história.

Em 2010, o Atlético encontrou o Independiente Santa Fe na Copa Sul-Americana. Em duelo pelas oitavas de final, o Galo levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0, em casa, e derrota por 1 a 0, em Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário