domingo, 22 de dezembro de 2013

Cai muita chuva neste domingo, ameaçando fazer mais estragos no Alto e Médio Jequitinhonha

 Rio Araçuaí pode voltar a tomar muita água
Capelinha choveu 72,8 mm de sexta para sábado
A chuva não pára e ameaça cair mais ainda. 
É o que prevê o serviço de metereologia do Clima Tempo, na http://www.climatempo.com.br/ .

E mais estragos podem ser feitos na região da Bacia do rio Araçuaí. 
Em Itamarandiba, são mais de 120 famílias desabrigadas. 
O Corpo de Bombeiros concluiu que as rachaduras de casas e ruas, na cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha,nordeste de Minas, são devido à grande quantidade de água caída nos últimos 15 dias. E mais rachaduras podem aparecer. Somente na segunda-feira a chuva deve arrefecer, diminuir sua intensidade.
A cidade está com sua infra-estrutura de pavimentação bastante destruída.
Mais de 50 famílias desabrigadas. Quatro dias sem abastecimento de água da Copasa. Serviço vem se normalizando.
Estradas intransponíveis, pontes caindo, como a de Santa Rita do Araçuaí, em Chapada do Norte.
Alagamento das ruas baixas da cidade Berilo, na Rua do Porto e represamento do Água Suja. Ou no Centro Velho de Araçuaí.

No Alto Jequitinhonha, durante o sábado todo, dia e noite, foi de chuva constante. Este domingo, mais promete. Amanhece chuvoso em todo território.

O Clima Tempo indica que desde a nascente do rio Araçuaí, em Diamantina, Serro, Rio Vermelho e Felício dos Santos, há previsão de 51mm de chuva, em cada município. Descendo por Carbonita, Itamarandiba, Capelinha e Turmalina, todas as previsões indicam a mesma carga d’água.

A partir de Minas Novas, passando por Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa, há previsões de menos chuva, por volta de 20 mm, em cada município.

Quer dizer, muitas águas ainda vão rolar.

Os principais rios afluentes do Araçuaí baixaram um pouco o nível, mas volta a tomar água. 

O Rio Itamarandiba, descendo da Serra Negra, na região de Itamarandiba, aumenta de volume, passa pela zona rural de Capelinha, crescendo mais ainda, despejando no rio Araçuaí, no município de Turmalina.

O rio Fanado, saindo das alturas das serras de Angelândia, percorre as terras de Minas Novas, dividindo com o município de Capelinha, desaguando no rio Araçuaí, na divisa com Chapada do Norte. Carrega muita água, nos seus 120 km de extensão.

O rio Capivari, geralmente seco, corre valente, sempre cheio, cortando as terras de Minas Novas e Chapada do Norte.

Na segunda, terça e quarta-feiras, 23, 24 e 25.12, há uma previsão de chegada do sol com a chuva dando um tempo, ou caindo muito pouco.

As chuvas devem voltar à carga na quinta-feira, dia 26.12, segundo o Clima Tempo.

Depois, há previsão de dias de sol até o final do ano.

Leia extrato de reportagem do Portal UAI, do jornal Estado de Minas, neste sábado, 21.12:

Mineiros vão enfrentar chuva nas festas de fim de ano devido à frente fria que está estacionada no estado, desde a semana passada. Ela deve continuar atuando até os primeiros dias de 2014, causando temporais diários, informa o meteorologista do Instituto Climatempo, Ruibran dos Reis. 

As regiões do Vale do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce devem ser as mais atingidas pelo grande volume de chuva.


Leia também aqui alerta do Climatempo, deste 21.12:
A chuva não dá trégua no Espírito Santo e no norte e nordeste de Minas Gerais, regiões que compreendem a Serra Capixaba e os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. 

Nas últimas 24 horas (10h de sexta-feira às 10h de sábado), as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram acumulados de chuva de  75.8 mm em Montes Claros, 72.8 mm em Capelinha, 68.6 mm em Pirapora, 99.2 mm em Governador Valadares, 107.8 em Aimorés e 118.4 mm em Timóteo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário