sábado, 21 de dezembro de 2013

Parte de Araçuai amanheceu embaixo de água

A última grande enchente sofrida pela cidade foi em janeiro de 1979

Foto: Gazeta de AraçuaiParte de Araçuai amanheceu embaixo de água
Crianças observam região do centro histórico que foi invadido pelas águas na quarta-feira (18).
Parte do centro histórico de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha(MG), amanheceu submerso nesta quinta-feira (19.12). Pelo menos 60 famílias  deixaram suas casas na região da Baixada próxima ao rio Araçuaí que transbordou e invadiu ruas e ruelas em razão das chuvas.
  
Elas estão alojadas em escolas, igrejas evangélicas e casas de amigos e familiares.
  
Ainda não há cálculo dos prejuízos.
  
A chuva deu uma trégua nesta quinta-feira (19) e  as águas começaram a baixar deixando um rastro de lama e muita sujeira. Moradores já pensam em retornar para suas casas.
  
As escolas do município foram abertas para receber os desalojados. A prefeitura ainda não divulgou relatório sobre quantos famílias estão desabrigadas e se vai fazer cadastro delas com o objetivo de  distribuir água ,  alimentos e medicação.
  
Muitos moradores  reclamavam da falta de orientações e  se deveriam permanecer ou não em suas casas, já que muitos resistiram em sair. “ Não apareceu ninguém aqui, nenhuma autoridade civil ou militar para avisar sobre os riscos da permanência das pessoas aqui na rua”, reclamou Geraldo Alves Costa, morador da rua do Rosário, no centro da cidade.
   
 No lugar, muitos idosos, como Maria Pinheiro Freire, 96 anos,  que é cega, esperava sozinha dentro de casa para saber  o rumo que deveria tomar. O filho que mora ao lado, avisou que a disposição dos dois era não sair da casa. No inicio da tarde, as águas começaram a baixar, liberando a rua.
  
Na manhã desta quinta-feira, moradores da região da praça da Cadeia Velha ainda retiravam seus pertences. Um deles utilizou um pequeno bote. Indiferentes ao risco de contaminação, crianças e adolescentes nadavam nas águas.
  
As partes mais atingidas foram a praça Waldomiro Silva ( antiga praça das lojas) rua Gentil de Castro ( rua de Baixo) bairros Corredor e Arraial que ficaram isolados depois  que as  duas pontes de acesso aos bairros ficaram encobertas pelas águas.

Muitos relembraram da grande enchente de 1979, quando Araçuai e várias cidades da região ficaram submersas por dias, depois de quase 40 dias de chuvas ininterruptas.

Apesar dos transtornos, o comércio e agências bancárias funcionaram normalmente, bem como todo o serviço público.
  
A Defesa Civil não divulgou nenhuma nota autorizando moradores à retornar para suas casas. A previsão é de muita chuva durante todo o final de semana.
Fonte: Gazeta de Araçuaí  

Nenhum comentário:

Postar um comentário