quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mulheres rurais do Médio Jequitinhonha recebem ônibus equipado para combate à violência contra a mulher


Unidade Móvel faz parte do Programa do 

Governo Federal "Mulher, Viver sem Violência".


A segunda-feira, dia 16.12, foi um dia de muita alegria e disposição para a luta das mulheres rurais que encheram o salão da AABB, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

175 mulheres receberam do governo federal  uma Unidade Móvel para o enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade de entrega foi em Araçuaí e mobilizou mulheres rurais e contou com a participação da  Secretaria de Políticas para as Mulheres, através da secretária adjunta da SPM, Rosângela Rigo, e da Assessora Especial da SPM Raimunda Mascena; além da coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Bagetto; da vice-prefeita, Rita Capdeville.




Álbano Silveira Machado representou a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, falando da importância do programa "Mulher, Viver sem Violência". Na Mesa: Dr. Jean Freire; Álbano Silveira Machado, ao microfone; prefeito de Jenipapo de Minas, Márlio Geraldo Costa, vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville; Secretária-adjunta da Secretaria de Politicas para as Mulheres, Rosângela Rigo.

Rosângela Rigo ficou emocionada na sua fala, dizendo que estar no Vale do Jequitinhonha, entregando uma ferramenta que será muito útil às mulheres na conquista de sua cidadania e no seu direito de ser feliz, é um momento histórico.

A Secretária-adjunta ressaltou a importância do momento e afirmou que as mulheres rurais, pela dificuldade de acesso à informação, acabam ficando mais sujeitas à violência, principalmente numa região onde são registrados altos índices de agressão à mulher.

A conquista é resultado da Marcha das Margaridas e foi comemorada por mulheres rurais do Vale do Jequitinhonha que participaram da solenidade.

Para que este equipamento viesse para o Médio Jequitinhonha, foi preciso articulação política do Delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes. O Governo de Minas quis receber apenas uma unidade. 

A outra ficou de ser definida para um Território da Cidadania que tivesse um movimento de mulheres rurais bem consolidado. O Articulador Estadual dos Territórios, Álbano Silveira Machado, propôs à Secretaria de Políticas para as Mulheres que o veículo fosse entregue às organizações do Médio Jequitinhonha, para a Prefeitura de Araçuaí, em co-gestão da AMEJE e do Colegiado do Território. O prefeito de Araçuaí, Armando Paixão, a vice-prefeita, Rita Capdeville, e a Secretaria Municipal de Agricultura, Marcilene Ramalho, muito se empenharam para que o Programa "Mulher, Viver sem Violência" fosse implantado no Médio Jequitinhonha.

Com duas salas de atendimento, o veículo é equipado com netbooks, roteador e pontos de internet, impressoras, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, cadeiras, copa e banheiro. O ônibus atuará em 17 municípios do Médio Jequitinhonha, podendo fazer parceria com outros territórios do Vale. Uma equipe de profissionais (advogado, assistente social, psicólogo e médico) prestará assistência à mulher rural vítima de violência.

O Estado recebeu duas Unidades Móveis, que foram entregues em outubro, durante lançamento do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, que tem o objetivo de fortalecer o pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher. 

Uma das unidades móveis está sob a coordenação do Conselho Estadual da Mulher, que fará um planejamento para que a Unidade Móvel percorra as outras regiões do Estado.

A Secretaria de Política para as Mulheres disponibilizou recursos para o custeio do projeto, durante dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário