sábado, 21 de dezembro de 2013

Araçuaí: 315 famílias desalojadas devido à enchente que invadiu a parte baixa da cidade


Decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Armado Paixão na quinta-eira, 19.12.

Diego SouzaDo G1 Grande Minas
Comente agora
  •  
Enchente atingiu o Centro histórico da cidade e os Bairros Esplanada, Corredor, Arraial e a parte baixa do São JorgeA inundação atingiu o Centro histórico da cidade e os Bairros Esplanada, Corredor, Arraial e a parte baixa do São Jorge. (Foto: Divulgação/ASCOM)Enchente atingiu o Centro histórico da cidade e os Bairros Esplanada, Corredor, Arraial e a parte baixa do São Jorge. (Foto: Divulgação/ASCOM)
A prefeitura de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, decretou situação de emergência por conta dos prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. O decreto foi assinado pelo prefeito Armado Paixão nesta quinta-feira (19), em função das fortes chuvas que atingiram o município e provocaram inundações.
Em Araçuaí, cerca de 315 famílias estão desalojadas. A Unidade Básica de Saúde do Bairro Arraial, o pátio do Setor de Transportes e 11 estabelecimentos comerciais foram atingidos pelas cheias do Rio Araçuaí e Córrego Calhauzinho.
A inundação atingiu o Centro histórico da cidade e os Bairros Esplanada, Corredor, Arraial e a parte baixa do São Jorge. As comunidades ribeirinhas dos Córregos Gravatá e Setúbal, que ficam na zona rural da cidade também foram atingidas.
Na quarta-feira (18), as famílias começaram a deixar a região do Centro Histórico, Bairro Esplanada e de zonas ribeirinhas. Na ocasião a cheia ainda não havia atingido o nível máximo e o número de famílias desalojadas era de apenas 20.
“Com o aumento da água durante a noite de quarta-feira o número de pessoas e famílias atingidas pelas águas foi aumentando. Pelo menos 255 famílias se mudaram para casas de parentes e amigos. Outras 60 foram alojadas em escolas municipais e estaduais, sob a responsabilidade do município”, relata o prefeito Armando Paixão.
Cerca de 315 famílias tiveram que deixar suas casas, após cheias no Rio Araçuaí e Córrego Calhauzinho. (Foto: Divulgação/ASCOM)Cerca de 315 famílias tiveram que deixar suas casas, após cheias no Rio Araçuaí e Córrego Calhauzinho.
(Foto: Divulgação/ASCOM)
Apoio
Durante o período de cheia do Rio Araçuaí e Córrego Calhauzinho várias pessoas se mobilizaram para ajudar as famílias desalojadas. Comerciantes do município e a prefeitura disponibilizaram caminhões e outros veículos para auxiliarem na mudança das famílias.
“Colocamos todos os veículos da prefeitura para ajudar as famílias, assim como motoristas e garis, inclusive, os que estavam fora do horário de trabalho. Todos auxiliaram na remoção das pessoas atingidas pelas águas do rio. Comerciantes e várias outras pessoas também foram fundamentais no apoio neste momento difícil”, ressalta o prefeito Armando.
As famílias que estão nos alojamentos disponibilizados pelo município recebem café da manhã, almoço e jantar, além de acompanhamento médico quando necessário. Ainda não há previsão de quando essas famílias vão retornar às suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário