sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nova pancada de chuva causa mais estragos em Capelinha

Em 25 dias, mais de 800 mm de chuva caíram sobre a cidade

Por Tico Neves, da ASCOM da Prefeitura de Capelinha
Chuvas em Capelinha atingem recorde histórico
A cidade de Capelinha, que já estava praticamente devastada pelas chuvas dos últimos dias, amanheceu nesta sexta-feira, 20 de dezembro, com novos rastros de destruição. Uma pancada de chuva na noite de ontem, que começou por volta das 9 e meia da noite e durou cerca de 40 minutos, comprometeu ainda mais a estrutura física da cidade, aumentando os estragos e os prejuízos por toda a cidade.
Estimada em 45 milímetros, a chuva provocou fortes enxurradas, inundou a área central e dezenas de ruas, invadiu lojas, casas e quintais, destruiu muros, causou deslizamentos de encostas e barrancos, arrancou placas de capeamento asfáltico, pedras e bloquetes de vias públicas, encheu o córrego Areão e transbordou pontes sobre seu leito.
A chuva caiu exatamente na hora em que lideranças de vários segmentos se reuniam na sede do Rotary Club de Capelinha para discutir e planejar ações emergenciais para amenizar os problemas já existentes e prestar ajuda às famílias desalojadas e desabrigadas na cidade. Outra boa notícia é que, após três dias sem água potável, a COPASA está restabelecendo o abastecimento na cidade.No ano de 2013, quando chega ao seu centenário de emancipação, Capelinha convive com um recorde que não merece ser comemorado. Nos últimos 25 dias, as chuvas que caem no município já atingiram a marca de 800 milímetros. A quantidade corresponde a dois terços de toda a chuva prevista para cair no ano inteiro, considerando a média anual pluviométrica em Capelinha que é de 1.200 milímetros.
Apesar da falta de planejamento urbano e de investimentos em redes pluviais, a análise técnica é que o grande volume de chuva em curto período de tempo, como vem ocorrendo, causaria boa parte dos estragos já verificados, mesmo que Capelinha tivesse uma infraestrutura urbana adequada. 
Segundo profissionais da área de engenharia não há nada que suporte tanta água em tão poucos dias, principalmente pela topografia da cidade, que conduz toda a água das chuvas em direção ao córrego Areão e ao centro de Capelinha.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e AMAJE avaliam estragos em Capelinha
Equipes técnicas do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, da Defesa Civil do estado e da AMAJE chegaram a Capelinha na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, para avaliar os estragos provocados pelas chuvas na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Zezinho da Vitalina, que está em Belo Horizonte,  buscando socorro junto ao governo para a tragédia que se transformou a cidade com as fortes chuvas que caem, sem parar, há mais de duas semanas.
Além de conseguir o deslocamento imediato das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e AMAJE, o prefeito também se reuniu com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, com o deputado Paulo Abi-Ackel, com o comando da Defesa Civil e com outros representantes do governo de Minas para tratar sobre a situação caótica de Capelinha.
O deputado federal Paulo Abi-Ackel e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, deputado Bilac Pinto se dispuseram a interceder junto aos governos estadual e federal para a liberação de recursos emergenciais, visando ajudar na reconstrução da cidade. O prefeito Zezinho da Vitalina disse que continuará em busca de ajuda financeira e manifestou sua gratidão às lideranças e ao povo de Capelinha pela mobilização, união e solidariedade neste momento em que todo o município passa por uma situação nunca vista em toda a sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário