quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Capelinha é a cidade mais atingida pelas chuvas, em Minas Gerais

Em Capelinha, choveu 217,4 mm de segunda para terça-feira, média acima de todas as cidades de Minas
Em Minas Gerais, 4 cidades já decretaram Estado de Emergência. 
No Vale do Jequitinhonha, Capelinha foi a primeira a baixar decreto. Itamarandiba caminha na mesma direção.

Rua Inácio Murta, nº 698, na Água Santa, teve uma barroca cavada pelas águas, derrubando um poste e ameaçando duas casas de desabamento. A Rua foi interditada pela Prefeitura e Comissão de Defesa Civil.


Em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, a população está apreensiva com a chuva que não para de cair.
De acordo com o serviço de Meteorologia de Minas Gerais, em Capelinha choveu 217,4 mm de 14:00 h de segunda-feira, 16.12, até 14:00 h, de 17.12, terça-feira.
É a cidade de Minas mais atingida pelas chuvas.

A cidade está com várias ruas interditadas, com calçamentos arrancados, formando crateras nas ruas principais. O formato do relevo de cidade contribui para que todas as águas das chuvas que caem na cidade corram para o córrego Areão que forma a espinha dorsal urbana, cortando o local de ponta a ponta.

E não há uma estrutura de rede pluvial para canalizar as águas das chuvas. Nem carro, nem gente consegue transitar pelas ruas, quando qualquer chuvinha cai na cidade. São ruas estreitas e sem passeio que apertam as águas que a natureza teima em pedir passagem. 

Todo ano é sempre assim. E este ano está sendo pior. Os bloquetes, pedaços de asfalto, pedras, motos e pessoas que se atrevem a enfrentar as bravias enxurradas que fazem grandes corredeiras correm o risco de ir parar dentro do córrego, levadas pelas águas barrentas.
Cratera aberta próximo ao Mercado Municipal, no centro de Capelinha, no leito canalizado do ribeirão Areião.

40 famílias estão desabrigadas. Elas foram convencidas a saírem de suas casas devido ao perigo de desabamento de morros, soterrando suas residências.

E nesta quarta-feira, muita água ainda vai rolar. O Serviço Mineiro de Metereologia prevê muita chuva, hoje.
Há dois dias, chove sem parar. E mais promete nesta quarta-feira, em que o Clima Tempo prevê a queda d'água de 45 mm. Mas, a previsão do tempo está errando. A quantidade de água está sendo sempre maior. A previsão era de cerca de 30 mm, na segunda-feira. Choveu sete vezes mais.

Amanhã e sexta-feira, a chuva dá uma trégua, podendo sair sol, segundo o Clima Tempo. Porém, no sábado volta a carga d'água com previsão de mais 45 mm de chuva.




Esta imagem da Rua das Flores, no centro de Capelinha, tem sido permanente, há mais de 4 dias.

A Copasa avisa nas rádios que vai faltar água na cidade, pois várias instalações no serviço de abastecimento da cidade foram destruídas. Além disso, uma adutora da COPASA rompeu no Ribeirão do Sena e pode comprometer o abastecimento de água na cidade

Os meios de comunicação de todo o país já estão na cidade, fazendo reportagens sobre o grande estrago das chuvas. A TV já faz plantão na cidade. Felizmente, há uma ação preventiva da Prefeitura e Comissão de Defesa Civil retirando famílias de locais com mais riscos de acidentes  e desabamento.

Itamarandiba, também no Alto Jequitinhonha, um dos municípios com mais recurso hídricos do Vale do Jequitinhonha, pontes, casas, ruas estão sendo destruídas pela força e presença constante das águas das e chuvas.


Os Decretos de Emergência fazem um alerta à população e mobiliza órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de justificativa de solicitação de recursos dos governos estadual e federal para a reconstrução das cidades.
Os cidadãos comuns devem participar ativamente do processo, juntando-se à COMDEC - Comissão Municipal de Defesa Civil, seja solicitando socorro, seja contribuindo para que as ajudas vindas de outros lugares sejam aplicados com aqueles que mais precisam. Mais ainda: é preciso buscar soluções duradouras, permanentes para muitos desastres que poderiam ser evitados. Senão, em outros anos, tal situação pode se repetir.
É fundamental a formação de comissões representativas dos bairros, comunidades, sob comandos da sociedade civil, em trabalho conjunto com as instituições públicas. 

Veja video do que aconteceu em Sardoá, no Vale do Rio Doce, próximo a Governador Valadares.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/seis-pessoas-morrem-em-deslizamento-de-terra-em-minas-gerais/3025473/
Curtir ·  ·  · há 4 horas · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário