quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governo assegura projeto para asfaltar MG-214 de Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino

DER garante publicação de projeto da obra será publica no próximo mês.

Governo assegura projeto para asfaltar MG-214 de Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino
Por Regiane Marques Sampaio/Jornal Acontece Regional
O Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) assegurou na tarde desta quarta-feira, dia 11.12, via email enviado ao Jornal Acontece Regional, que a licitação para o projeto de engenharia para asfaltamento da MG-214 está assegurada para toda a extensão do trecho, o que compreende Capelinha a Itamarandiba e Itamarandiba a Senador Modestino Gonçalves, num total de 99 km, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
O jornal já havia antecipado a notícia de autorização do projeto de engenharia, com exclusividade, na sua edição 43, que circulou na última semana de outubro. 
O Jornal Acontece Regional decidiu acionar a Assessoria de Comunicação do DER na terça-feira, dia 10.12, ao tomar conhecimento do desmembramento do trecho, já que, no site do programa Caminhos de Minas, consta a autorização para licitação de projeto de engenharia apenas para o trecho entre Itamarandiba e Senador Modestino Gonçalves.
Diante da demanda do jornal, o órgão adiantou que desmembramentos de trechos eram procedimentos rotineiros na execução dos projetos e prometeu retornar com detalhes no dia seguinte. 
Assim é que, na tarde desta quarta-feira, dia 11.12, por email, a Assessoria de Comunicação do DER informou oficialmente que também o trecho entre Capelinha e Itamarandiba terá a licitação para o projeto de engenharia autorizada, conforme transcrito abaixo:
“Segue o posicionamento do DER/MG:
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG, em relação à MG-214, trecho Capelinha–Itamarandiba–Senador Modestino Gonçalves, com 99 km de extensão, informa que até o momento está autorizada a realização do projeto de implantação e pavimentação de 47 km, conforme consta na página dedicada ao programa Caminhos de Minas no site da entidade (http://www.der.mg.gov.br/saiba-sobre/caminhos-de-minas).
No entanto, acrescentamos que a Secretaria de Estado Extraordinária para Coordenação de Investimentos – SECOI – já nos posicionou que ainda nesta semana autorizará o Departamento a licitar o projeto para o restante da obra. A expectativa é que no início do ano de 2014 um edital contemplando todo o trecho seja publicado no Minas Gerais. Assinado: Assessoria de Comunicação Social”.
ENTENDA O CASO
As gestões em favor do asfaltamento da MG-214 junto ao governo do Estado foram intermediadas pelo deputado Paulo Abi-Ackel. A demanda ganhou ainda mais força durante audiência com o governador Antonio Anastasia, na Cidade Administrativa, no dia 26 de setembro, da qual participaram dez prefeitos do Alto Jequitinhonha. O assunto foi manchete da edição 43 do Jornal Acontece Regional, que, diante do posicionamento oficial do DER-MG, pode relembrar o título dado à época: “EXCLUSIVO: CONQUISTA HISTÓRICA: GOVERNO AUTORIZA ASFALTO DA MG-214”.
“O exercício do Jornalismo pede distância das especulações e das picuinhas políticas. Nosso compromisso é com a veracidade das informações que publicamos e é por isso que fizemos questão de trazer a publico, nesta mesma tarde, a confirmação do DER, de que o asfaltamento está assegurado para toda a extensão da MG-214 ”, comenta o jornalista João Sampaio, diretor do Jornal Acontece Regional. 
E complementa: “Já escrevemos uma vez que há muita gente que torce contra a vinda da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e mesmo o asfalto da MG-214 por imaginar que estas conquistas fortalecerão grupos políticos adversários. Mentalidade pequena, pois são conquistas que beneficiarão todos os moradores do Alto Jequitinhonha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário