quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Enchente do Rio Araçuaí quebra ponte em Santa Rita, em Chapada do Norte


Fotos de Wesley Lemos, de Santa Rita do Araçuaí/Chapada do Norte/MG
Ponte foi construída pelo Governo de Minas, em 2010, para ligar os distritos de Santa Rita, Cachoeira e Boa Vista à sede do município.

Ponte sobre o rio Araçuaí, em Santa Rita, em Chapada do Norte-MG. Parte foi destruída pelas forças das águas da enchente.

Santa Rita do Araçuaí, em Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha, está ilhada.

 A ponte sobre o rio Araçuaí, construída em 2010, teve o vão central destruído pela força das águas da enchente que alaga e arrasta tudo, por volta das 11:15 horas, de hoje, 18.12.13.




Esta ponte era um antigo sonho da população dos distritos de Santa Rita do Araçuaí, Cachoeira e Boa Vista. A construção da obra tomou força para sua realização, após uma tragédia ocorrida, em janeiro de 2005, quando 9 pessoas que tentavam a travessia, foram carregadas pelas águas. Somente duas se salvaram. Entre outras pessoas, morreu na tragédia Nelito Figueiredo, ex-vereador e líder comunitário de Cachoeira do Norte.

Agora, a população vê parte do seu sonho ir embora nas águas violentas do rio Araçuaí, dono de tanta vida.

A Balsa da Copanor que capta água para os três distritos de Santa Rita, Cachoeira do Norte e Boa Vista foi levada pelas águas, deixando a população sem água potável. 

As ruas do distrito já estão sendo invadidas pelas águas. Há moradores comparando e dizendo que esta enchente já é maior que a de 2009.

Contribuiram com fotos e informações Magno Machado e Gui de Sousa, moradores de Santa Rita do Araçuaí.
Video exclusivo da ponte de Santa Rita do Araçuai, em Chapada do Norte-MG, mostrando o momento de destruição do vão central, devido a força das águas da enchente do rio Araçuaí.  FILMADO POR Carlos Barbosa.

Balsa da Copanor levada pelas águas do rio Araçuaí.

Um comentário:

Lus disse...

Gente, tenho muita preocupação com a falta dessa ponte. A água é bem vinda ai, sabemos, mas quando vem muita assim destrói construções importantes de ligação entre Chapada do Norte e seus distritos. Nós do Laboratório Terra e Sociedade do IGC estamos tristes por esse evento climático que fez esse estrago.

Postar um comentário