Energia Inteligente nas escolas vai ensinar como economizar energia elétrica
Todos as escolas públicas do Vale farão parceria com a CEMIG
Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos.
O Governo de Minas, por meio do Programa Energia Inteligente (EI), lançou na quinta-feira (26.01) o Projeto Cemig nas Escolas (Procel). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Companhia Energética de Minas Gerais. O evento acontece no auditório do edifício-sede da Cemig, às 11h.
O objetivo é estimular condutas de uso responsável dos recursos naturais, incentivando novos comportamentos – seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo -, e desenvolver, nos espaços das comunidades escolares, ações voltadas para o uso eficiente da energia elétrica, contribuindo assim para a excelência do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.
De acordo com o coordenador estadual do Energia Inteligente, Higino Zacarias de Souza, o projeto irá oferecer aos professores material impresso e audiovisual, onde o assunto é abordado de forma interdisciplinar. “O material acompanha as atividades inerentes à aprendizagem e à mudança de hábitos e leva em consideração não só os avanços teóricos e práticos alcançados no âmbito escolar, mas também nos lares e na comunidade como um todo”.
Para a subsecretária de Educação Básica, Raquel Elizabeth, a condução de programas dessa natureza no espaço escolar associa-se a uma dimensão educativa, fazendo com que os resultados obtidos ganhem irradiação e prosseguimento para além do cenário inicial. “O tema energia pode ser utilizado em qualquer disciplina, o que facilita a dinâmica dentro da sala de aula”.
O Cemig nas Escolas será executado num período de 36 meses. Na primeira etapa do projeto, serão incluídos 188 municípios situados na área do Idene, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando 780 escolas estaduais, mais de 4 mil educadores e aproximadamente 450 mil alunos.
O lançamento do projeto aconteceu na sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Fonte: CEMIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário