sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pedra Azul: Medicamentos estratégicos reúnem farmacêuticos e enfermeiros

Pedra Azul: Regional de Saúde realiza oficina sobre medicamento estratégico
O evento reuniu farmacêuticos e enfermeiros de 20 municípios da região
A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, na terça-feira, 31 de maio, uma capacitação sobre assistência farmacêutica relacionada aos medicamentos estratégicos, que são aqueles utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, com impacto socioeconômico importante, em que o controle e tratamento tenham protocolos e normas estabelecidas. O evento reuniu farmacêuticos e enfermeiros de 20 municípios da região.

O coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS Pedra Azul, Marcelo Xavier, apresentou como os profissionais devem acessar o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) para que possam fazer a solicitação de medicamentos.



“Além disso, com o treinamento, iremos fazer uma padronização na montagem dos processos pelos profissionais dos municípios, proporcionando maior rapidez na análise desses processos pelo nível central, o que beneficia o paciente, que irá receber o medicamento com maior rapidez”, informou.

Já a referência técnica da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alessandra Figueiredo, fez uma apresentação do que são os medicamentos básicos e estratégicos e ressaltou que os municípios devem realizar um bom planejamento para que os medicamentos sejam distribuídos com eficiência, de acordo com a realidade e a demanda de cada município.



“A informatização, através do SIGAF, trouxe maior agilidade e confiabilidade na programação e dispensação dos medicamentos estratégicos, sendo uma nova ferramenta introduzida para benefício dos pacientes e profissionais”, defendeu.

SIFAG
No ano de 2004, por demanda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi desenvolvido na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), o software Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SiGAF), para auxiliar na gestão da Assistência Farmacêutica na esfera municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2008, esse software foi atualizado com o intuito de expandir sua utilização também para o nível Estadual.

Nesse sentido, o SiGAF surge como uma importante ferramenta que viabiliza a utilização de dados farmacoepidemiológicos mais precisos e farmacoeconômicos provenientes da identificação dos usuários e de minuciosos registros dos serviços farmacêuticos ofertados.



São estabelecidas, assim, adequadas condições para a otimização do sistema logístico de produtos farmacêuticos e, principalmente, melhores assistência e atendimento aos usuários do SUS.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário