CLUBE DO CAVALO REALIZA A VII EDIÇÃO DA MISSA DO VAQUEIRO
Foi realizada no domingo, dia 12 de julho, a sétima edição da Missa do Vaqueiro, presidida pelo padre Manoel Antonio Cardoso, na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.
Foi realizada no domingo, dia 12 de julho, a sétima edição da Missa do Vaqueiro, presidida pelo padre Manoel Antonio Cardoso, na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O evento, que tem suas raízes no sertão pernambucano, se consagra a cada ano em Araçuaí e resgata a figura do sertanejo como símbolo vivo da nossa cultura. A sétima edição da Missa do Vaqueiro foi realizada no parque de exposições local. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com o Clube do Cavalo.
A missa presidida pelo padre Manoel Antonio Cardoso reuniu centenas de cavaleiros e amazonas atraídos principalmente pelas fortes raízes sertanejas do evento. A ideologia cristã da Missa do Vaqueiro é um ato de fé do homem do sertão, que apesar de ser um povo sofrido, jamais perde a esperança por dias melhores. Durante o sermão, o padre Manoel externou sua emoção em celebrar, pela primeira vez, a Missa do Vaqueiro. Durante a cerimônia, a liturgia católica assume a roupagem cultural do sertão.
A celebração eucarística realizada ao ar livre reuniu um grande número de pessoas. A maioria delas, vestida a caráter e montada em seus cavalos, que também foram cuidadosamente preparados para o evento. Durante as oferendas, celas, arreios e instrumentos de pastoreio foram levados ao altar.
Para Larissa Campos, presidente do Clube do Cavalo, a Missa do Vaqueiro valoriza a figura do sertanejo, que representa uma das bases da economia do município.
Ao final da celebração, o padre Antonio abençoou os cavaleiros. Em sinal de fé e respeito eles retribuíram o gesto erguendo seus chapéus.
Logo em seguida foi realizada uma grande cavalgada, puxada por um mini trio elétrico. As bandeiras do Brasil, do estado, do município e do sindicato ruralista foram conduzidas na comissão de frente.
O evento reuniu cerca de oitocentos cavaleiros e amazonas que percorreram diversas ruas da cidade, transformando a tarde de domingo com muita festa, alegria e descontração.
Repórter: Sérgio Maioline, da TV ARAÇUAÍ
Nenhum comentário:
Postar um comentário