Barragem de água se rompe e desaloja cinco
famílias na zona rural de Novo Cruzeiro.
O acidente aconteceu, segundo informações preliminares, após o início de uma
série de obras para expansão da estrutura.
Famílias de Novo Cruzeiro, município no Vale do Jequitinhonha, estão desalojadas após o rompimento de uma barragem de água na cidade, na tarde dessa segunda-feira (30.03). Não há registros de pessoas feridas. O acidente aconteceu, segundo informações preliminares, após o início de obras para expansão da estrutura.
Segundo informações do prefeito da cidade, Milton Coelho de Oliveira (PR), uma retroescavadeira realizava serviço de manutenção no reservatório de água, no povoado de Córrego da Saudade, quando ocorreu o rompimento.
O operador conseguiu se salvar, mas a máquina foi levada pela correnteza. Pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas. A represa de médio porte era particular.
A Defesa Civil do município e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente estão cuidando dos primeiros levantamentos sobre o que teria causado o acidente. Técnicos analisam se as casas menos atingidas pela água poderão ser reocupadas nos próximos dias. Ainda não há, com precisão, informação a respeito do número de moradores atingidos pelo rompimento.
"Nós ouviremos os moradores, o dono da propriedade onde a barragem está, o engenheiro responsável pela obra de expansão e os trabalhadores. Sabemos apenas que a estrutura não suportou a força da água e se rompeu. Não há feridos e não temos ainda noção do estrago material, estamos indo para lá agora para levantar o que aconteceu", esclarece a assessoria de comunicação de Novo Cruzeiro.
A Polícia Militar prestou o primeiro atendimento aos moradores.
Vídeo registrado por um dos trabalhadores mostra o momento exato em que a água começa a correr em direção a uma das casas atingidas. O homem grita para um conhecido e pede que sua motocicleta seja levada para um lugar distante da água. "Olha, a represa está quebrando tudo, tivemos que correr. Olha a casa toda invadida, gente. Acabou com tudo, acabou com tudo, olha só a casa dela. Só Deus para ter dó", lamenta.
Veja:
Esta matéria está em atualização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário