Sem recursos prefeituras dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri adiam inicio das aulas
Segundo os prefeitos “não há recursos para o retorno do transporte escolar. A maioria dos prestadores de serviços que rodaram em 2018 ainda estão sem receber em media 4 meses de salários atrasados.
Foto: divulgação
Prefeitos reclamam que Governo Romeu Zema repete erro do seu antecessor
Sem recursos prefeituras dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri adiam inicio das aulas
A UMVALE e a AMUC, associações de prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no nordeste de Minas, anunciaram que após inúmeras tentativas de entendimento com o atual Governo do Estado sem obter sucesso, mais de 90% dos Munícipios da Região foram forçados a iniciarem as aulas após o Carnaval. A data definida foi 11 de março.
Segundo os prefeitos “não há recursos para o retorno do transporte escolar. A maioria dos prestadores de serviços que rodaram em 2018 ainda estão sem receber em media 4 meses de salários atrasados. A manutenção da frota própria esta prejudicada, os recursos foram todos investidos em pagamento de pessoal, mesmo assim não foram suficientes para pagar os professores”.
Vários Munícipios da Região do Jequitinhonha e Mucuri seguem com os salários dos professores atrasados. A dívida do Estado com a Educação já ultrapassa R$ 4 bilhões de reais, mesmo assim os Prefeitos afirma não estarem cobrando a dívida nesse momento. O único pedido feito pelos Munícipios foi o pagamento do transporte escolar. De acordo com os prefeitos a dÍvida com os prestadores de serviços impossibilita o transporte de alunos por toda a região.
CRÍTICA À ZEMA
O Presidente da UMVALE- União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha- e Prefeito de Ponto dos Volantes Leandro Santana destaca que “ Os Prefeitos estão tentando buscar soluções para os problemas que já foram causados, tentando ser parceiros na reconstrução do Estado, no entanto o novo Governo parece não ter percebido que as politicas públicas se efetivam nos munícipios e é necessário um esforço conjunto para vencermos a crise. “Nós prefeitos estamos dispostos a fazer esse esforço, mas é preciso boa vontade do Governo, principalmente no sentido de não persistir no erro do governo anterior, que retirou recursos dos Munícipios prejudicando a população” , destacou Leandro Santana.
RETENÇÃO DE RECURSOS
Os prefeitos reclamam que no primeiro mês de Governo Romeu Zema foram retidos recursos municipais assim como no do seu antecessor, Fernando Pimentel. Os repasses de ICMS e IPVA e parte do FUNDEB vieram a menor, o que vem agravando ainda mais as dificuldades já existentes. Sem os recursos que são de direito dos municípios a população é a principal prejudicada, serviços como saúde, educação, limpeza urbana e assistência social já estão afetados, sendo prestados de maneira precária e insuficiente; destacam os prefeitos.
Representantes da UMVALE e AMUC se reuniram com os Superintendes Regionais de Ensino, das regiões de Diamantina, Almenara, Teófilo Otoni, Guanhães e Araçuaí, e o chefe de gabinete da Secretaria de Educação Hercules Macedo. No encontro, a situação da região foi colocada para o governo e os Munícipios aguardam respostas.
Cidades dos Vales Jequitinhonha e Mucuri que iniciaram as Aulas e o Transporte Escolar no dia 11/03.
Águas Formosas
Almenara
Angelândia
Araçuaí
Aricanduva
Ataléia
Bandeira
Berilo
Bertópolis
Cachoeira do Pajeú
Campanário
Caraí
Carbonita
Carlos Chagas
Comercinho
Coronel Murta
Datas
Divisa Alegre
Felício dos Santos
Felisburgo
Francisco Badaró
Franciscópolis
Fronteira dos Vales
Gouveia
Itaipé
Itamarandiba
Itambacuri
Itinga
Jacinto
Jenipapo
Jequitinhonha
Joaíma
Jordânia
José Gonçalves de Minas
Ladainha
Leme do Prado
Machacalis
Malacacheta
Mata Verde
Medina
Monte Formoso
Nanuque
Novo Oriente
Ouro Verde de Minas
Palmópolis
Pavão
Pedra Azul
Ponto dos Volantes
Poté
Rio do Prado
Rubim
Santa Maria do Salto
Santo Antônio do Itambé
Santo Antônio do Jacinto
Serra dos Aimorés
Serro
Setubinha
Teófilo Otoni
Turmalina
Umburatiba
Veredinha
Virgem da Lapa
Fonte: UMVALE
Nenhum comentário:
Postar um comentário