Cidades como Minas Novas, Couto Magalhães de Minas e Berilo , que fazem parte do ciclo do ouro e diamante de Minas Gerais, ficaram de fora.
A Secretaria de Estado do Turismo, disse que as cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o próximo mapa.
Para participar, todo município deve participar de um Circuito Turístico e elaborar um Inventário Turístico, além de aprovar uma Política Municipal do Turismo. Muitos municípios do Vale não fizeram o dever de casa.
Foto: arquivo
Chapada do Norte possui igrejas e construções do período colonial.
O mapa do turismo brasileiro mudou e Minas Gerais revelou 285 municípios, sendo o estado do Sudeste com o maior número de cidades inseridas e o segundo do país.
Dezoito municípios do Vale do Jequitinhonha estão incluídos através dos Circuitos do Ouro, Diamante, Lago de Irapé, Pedras Preciosas e Vale do Jequitinhonha.
O levantamento, divulgado pelo Ministério do Turismo, mostra que a base de critérios do novo mapa busca identificar os municípios que adotam o turismo como um dos fatores de desenvolvimento da economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, os dados revelam que o Estado possui uma grande quantidade de municípios que já transformaram o turismo em realidade. “As cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o mapa posteriormente. A equipe da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur/MG) irá auxiliar essas cidades mostrando o grande potencial turístico mineiro e a importância de fazer parte dessa ação", afirma.
Confira, a seguir, a lista das regiões e municípios de Minas Gerais que compõem o mapa do turismo brasileiro:
Fonte: Agência Minas e Gazeta de Araçuaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário