A Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, teve início na terça-feira (15.07) e termina neste sábado (19.07). O evento acontece na Expominas de 10h às 18h. Durante esta semana, o público vai poder visitar os mais de 200 estandes para conferir as novidades desta edição da feira.
Pedras como quartzo, topázio, esmeraldas e água marinha chamam a atenção dos visitantes. As pedrarias comercializadas em Teófilo Otoni vão ser utilizadas na produção de joias e artesanatos minerais de vários países, como Estados Unidos, Japão, Itália, México e Argentina.
Para os organizadores, a feira é uma oportunidade para aquecer a economia local e gerar empregos. “O que a gente sempre espera é que bons negócios sejam realizados, que muitas vendas sejam feitas. A expectativa é sempre de um bom evento”, diz Edmílson Pereira, organizador do evento e presidente da Associação dos Exportadores de Gemas.
Segundo os organizadores, a feira foi agendada para esta semana com o objetivo de atrair turistas que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo.
- O prefeito Getúlio Neiva, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Giovane Cotta e o presidente da Gems Exporters Association (GEA) Edmilson Pereira abriram a 25ª edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP 2014), no Expominas IV. Este ano, além dos negócios envolvendo o mercado de pedras preciosas e o artesanato mineral, a feira conta ainda com uma praça de alimentação, mostras empresariais e shows musicais com artistas da terra.
Em 1980, era preciso montar um espaço onde fosse possível mostrar uma das nossas mais expressivas riquezas e dar oportunidade aos comerciantes de gemas de divulgar seu produto. A partir de tais necessidades, a FIPP foi pensada, desenvolvida e começou a expor nossas gemas para o mundo. Hoje, após 25 anos, é considerada um dos mais significativos eventos realizados no município. A feira movimenta a economia e faz com que Teófilo Otoni tenha destaque no cenário nacional e internacional de pedras preciosas.
Hoje, considerando a região polarizada por Teófilo Otoni, 45% da população depende da produção de gemas. Somente aqui na cidade, estão instalados 250 pequenas empresas de comercialização e centenas de pequenas lapidações. São mais de 20 mil pessoas envolvidas neste setor como lapidários, garimpeiros, comerciantes e empresas exportadoras.
Investimentos no setor de gemas
Na cerimônia, Getúlio Neiva confirmou a obtenção pela Prefeitura, da maioria acionária da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), empresa que vai priorizar os trabalhos de apoio ao setor de gemas. Segundo o prefeito, a visita do secretário executivo do Conselho Nacional das ZPEs Gustavo Fontenelle e do assessor do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio Carlos Flores é justamente para acertar os últimos detalhes da instalação da empresa na cidade “Tivemos um atraso de seis meses, mas a Prefeitura é hoje detentora do controle acionário da ZPE e o nosso primeiro investimento será na área de jóias e gemas. Nós teremos uma área de seis mil metros para a implantação de lapidação, jóias e bijuterias e artesanato mineral”.
Os expositores estão otimistas com a Feira de Pedras – Foto: Diário de Teófilo Otoni.
Veja video da TV Globo regional;
Teófilo Otoni recebe Feira Internacional de Pedras ... - G1
g1.globo.com/.../t/.../teofilo-otoni...feira-internacional...Translate this page
Fonte: ASCOM PMTO e outras fontes
Fotos: Sérgio Guimarães / Gabriel Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário