Araçuaí: Chuva fina alivia faz o Jequitinhonha respirar aliviado
Chuva fraca em Araçuai ( foto ) teve início por volta das 18 horas de segunda-feira (3/10). Não chove há mais de seis meses na região do Vale do Jequitinhonha.
Os araçuaienses respiram aliviados nesta segunda-feira (03.10). Após mais de seis meses de estiagem, muito calor e tempo seco voltou a chover na região. Mas as sombrinhas e guarda-chuvas não ficarão muito tempo fora da gaveta. A previsão é de que a frente fria vinda do Sul do Brasil que chegou a Minas nesta manhã se desloque rapidamente e o calor volte a predominar em todo o Estado a partir desta terça-feira (04.10). Mas segundo o meteorologista Cléber de Souza, do Minas Tempo, até o fim de semana há possibilidade de chuva isolada em todo o Estado.
Conforme o Corpo de Bombeiros de MG, nenhuma ocorrência foi registrada em decorrência da chuva, que ajuda nos trabalhos de combate aos focos de incêndio que consomem várias serras do Estado e do interior.
Durante o período mais crítico de estiagem, a umidade relativa do ar chegou ao nível extremo de 13%. A umidade relativa, que no domingo (2) estava em 18% subiu para 80% nesta segunda-feira. O recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é um índice de 70%.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, durante o período de seca, 109 municípios decretaram situação de emergência.
Chuva ajuda a diminuir focos de incêndio na região. Na sexta-feira, ( 30/09) equipe do jornal Gazeta fotografou incêndio às margens do rio Araçuai. Ao fundo as luzes da cidade. A Polícia Florestal registrou mais de oito incêndios no município. O maior deles consumiu a metade da Chapada do Lagoão, área de Preservação Ambiental.
Texto e fotos de Sérgio Vasconcelos , da Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário