sábado, 15 de janeiro de 2011

Movimento denuncia falsa redenção do megaprojeto do ferro

Mineração no norte de Minas é falsa redenção, diz manifestantes
Movimento contesta mais um megaprojeto para a região


O Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas Gerais divulga Carta Aberta à população conscientizando sobre os impactos negativos da mineração. A Carta critica o falso progresso trazido pelas mineradoras e a política desenvolvimentista predatória em curso no Brasil, que esgota os recursos naturais entre outros.

A Carta trata principalmente do caso do Projeto de Mineração Riacho dos Machados que está em fase de licenciamento e que ainda é alvo de muitas dúvidas pela sociedade.

O Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas é um espaço de articulação política, criado em 1994, pela sociedade civil com o objetivo de promover o debate sobre projetos e programas de desenvolvimento, apontando alternativas sustentáveis para a região. Ele é composto por diversas entidades populares e organizações sociais como associações, entidades de classe, organizações não governamentais, pastorais sociais, entre outros.

Junto ao Fórum do Vale do Jequitinhonha, O Fórum do Norte de Minas compõe a Articulação no Semiárido Mineiro- ASA Minas.

LEIA ABAIXO A CARTA :

CARTA ABERTA AO POVO DO NORTE DE MINAS
Nós, entidades populares, povos e comunidades tradicionais, organizações sociais do Norte de Minas Gerais, viemos por meio desta carta aberta, alertar a população de Riacho dos Machados, Porteirinha, Rio Pardo de Minas e demais localidades próximas às áreas de implantação de novos projetos de mineração, nesta região, acerca dos grandes e insustentáveis impactos sociais e ambientais provocados por estes empreendimentos no mundo.

Estamos falando de um modelo de desenvolvimento predatório, que esgota os recursos naturais carregando nossas riquezas e deixando para trás um enorme passivo ambiental.

Historicamente, vimos o tal do “progresso” chegar: vieram as grandes empresas liberadas do pagamento de impostos, pela SUDENE; os maciços florestais derrubando o cerrado e a caatinga e encurralando comunidades; as barragens e tantos outros empreendimentos que aprofundaram ainda mais as desigualdades sociais na região.

Nossa riqueza foi sendo explorada, carregada para os grandes centros com promessas de emprego, diminuição da pobreza e desenvolvimento para as cidades.
Este discurso enganou e vem enganando muita gente. Mas não nos engana.

Quanta promessa! Quanta enganação! Quem vem ganhando com tanta exploração dos nossos recursos naturais? As pessoas do lugar? As empresas? Os políticos interesseiros?

Os meios de comunicação – jornais, rádios e TVs – concordam e reproduzem o falso discurso das empresas.

O povo acredita nas possibilidades e, ansioso por empregos, espera uma chance de conseguir um registro pela carteira azul – direito que deveria atender a todo trabalhador.

A impressão que se tem é que a solução para tudo está chegando. Mas é importante que se saiba algumas questões sobre o Projeto Mineração iniciado em Riacho dos Machados e que deve atingir outras regiões.

Leia o documento na íntegra, clicando
www.asaminas.blogspot.com

Leia também :

Duas falsas redenções: Projetos de Reflorestamento e Barragem Irapé decepcionaram o povo

falsa-rendencao1-reflorestamento e falsa-redencao2-irapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário